Partido quer voltar a Brasília
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Na última vez que um nome do MDB ocupou vaga de deputado federal pelo Espírito Santo, a sigla ainda se chamava PMDB. Em 2014, o então deputado federal Lelo Coimbra foi reeleito. Desde então, não conseguiram mais alçar representante a Brasília.
Segundo informações de bastidores, porém, pretendem mudar esse quadro. Desta vez, querem montar chapa competitiva, seja com ou sem a confirmação da federação com o Republicanos. Fontes da sigla afirmaram que com a federação, seria mais fácil. Mas, acham possível também sem o acordo.
Há até nomes sendo ventilados: Felipe Rigoni (União), Marcus Vicente (PP); em caso de federação, o próprio Messias Donato (Rep). Entretanto, a coluna apurou que também há pressão de outras siglas da base aliada para que o governo não ajude na montagem da chapa, ou seja, que aposte na de estadual e que foque na candidatura de Ricardo Ferraço (MDB).
Acordos sobre a mesa
Em outubro, deve acontecer a convenção estadual do MDB. Tendência é de que o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), seja reeleito presidente. Há também um grupo dentro da sigla que quer encaminhar o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), para a primeira vice-presidência. Resta saber se lideranças históricas emedebistas toparão.
No jogo e não abre mão
Deputado federal Evair de Melo (PP) também está no debate envolvendo vaga ao Senado do PP, embora Da Vitória (PP) também seja cotado. Ambos caminham de forma distinta. Evair é ligado a Pazolini (Rep), e Da Vitória, embora alinhado com o prefeito, faz parte da base de Casagrande. Nos bastidores, caso não dispute Senado, Evair tentará reeleição.
Versão prefeito ciclista
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Pode), inaugurou o Bike Fix. É um ponto de manutenção gratuito e disponível 24h para quem precisar fazer ajustes em bicicletas. “Viana avançou, bora pedalar”, comemorou o político, que aproveitou para ele mesmo colocar as mãos na massa e calibrar a bike.
Está acelerado
Prefeito Arnaldinho (sem partido) se encontrou ontem com o secretário-geral do PP, Marcos Delmaestro, em seu gabinete. Segundo ele, “para discutirmos próximos passos e fortalecer nossa parceria”. Namoro com o PP ficando mais sério.
Nesta quarta-feira (3), ainda, ele irá promover reunião com aliados para falar inclusive da possibilidade de se filiar ao PP, e também a respeito da federação PRD/SDD, que agora será comandada por ele no Espírito Santo. A ver.
Alinhados rumo a um mesmo projeto?
Deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) almoçou com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). O colatinense elogiou as belezas de Vitória e também a administração da capital, sinalizando cada vez mais que está disposto a embarcar no projeto do republicano.
A preço de hoje, Pazolini caminha para ser apoiado pelo PSD, que deve filiar Meneguelli, oferecendo a ele legenda para disputar o Senado. Peças avançam.
Galeria
Dúvidas na Serra
A depender da conclusão da investigação envolvendo vereadores da Serra, incluindo Saulinho da Academia (PDT), pode haver mudanças nas chapas para 2026. Na quarta-feira (3), Serginho Vidigal (PDT) é nome à Câmara Federal, mas se por algum motivo Saulinho não disputar à Assembleia, há quem diga que Serginho possa.
Congresso com ministro
De quarta-feira (3) a sexta-feira (5) de setembro, o Centro de Convenções de Vitória recebe o 12º Congresso Médico-Jurídico da Saúde, reunindo especialistas do País. Abertura contará com homenagem ao vereador de Vila Velha Hércules Silveira (PP). O evento terá a presença do ministro do STF André Mendonça.
evento positivo
Deputado Gandini (PSD) celebrou a 2ª edição da PromoShow Tudo Tem Jardim Camburi, realizada por meio da articulação dele, de 28 a 31 de agosto. O evento, com 78 lojistas e shows gratuitos , atraiu bom público. “A feira valorizou o comércio e mostrou força de Jardim Camburi”, afirmou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



