Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Partido garantido no projeto

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 31/08/2025, 09:00 h | Atualizado em 29/08/2025, 20:48

Imagem ilustrativa da imagem Partido garantido no projeto
Eduardo Maia

O Podemos, partido presidido no Espírito Santo pelo deputado federal Gilson Daniel, foi o primeiro a bater martelo, ainda em abril deste ano, em favor da pré-candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo do Estado. Agora, Gilson toma outra atitude que demonstra qual lado está no tabuleiro.

Ele confirmou que o Podemos também vai abraçar a pré-candidatura do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao Senado. Vai caminhar com Euclério pelo Estado, junto também ao deputado federal Messias Donato (Rep).

Conforme antecipado, é plano de Euclério ser o 2º voto na chapa do governo, ao lado de Casagrande (PSB). Com Gilson e com o Podemos, é mais um apoio no sentido de viabilizar sua candidatura. A análise de aliados de Euclério é: enquanto alguns possíveis candidatos governistas não bateram martelo e se colocaram no jogo, ele o fez. Resta saber se “vai dar caldo”.

Manifestações seguem

Além de ter recebido o apoio do Sindicato dos Policiais Penais do Espírito Santo, o prefeito também conseguiu o aceno da Igreja Presbiteriana. Se somam às Assembleias de Deus, Igreja Quadrangular e Sindicato dos Policiais Civis. Cabe lembrar que Euclério é delegado e pastor licenciado da Quadrangular. Público-alvo são evangélicos conservadores.

Estratégias da direita

O lançamento da pré-campanha de Euclério mexe diretamente com outros nomes à direita no tabuleiro, como Callegari (DC), Maguinha Malta (PL), Leonardo Monjardim (Novo), e Carlos Manato (PL). Além do eleitorado relacionado à segurança pública, todos miram também o público evangélico. Agora, será preciso ver quem conseguirá mais apoio.

Foi para os braços da galera

Durante as comemorações do aniversário de Linhares, o prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) foi flagrado nos ombros de um rapaz que estava assistindo ao show do Alemão do Forró. “Estava nas costas do meu filho”, comentou a mãe do homem que propôs ao prefeito a brincadeira.

Confiança alta

Fontes da coluna de Brasília apontaram que as conversas quanto à possível federação entre Republicanos e MDB voltaram a esquentar, e que estaria adiantada a questão de que no Estado o grupo poderia ficar nas mãos do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

Caso aconteça, a probabilidade de o prefeito de Vitória, Pazolini (Rep), ter de mudar de partido, é alta. O resultado dessa “novela” é aguardado por muitas lideranças do Estado.

Senador marca presença na Cachoeiro Stone Fair

O senador Magno Malta (PL) esteve na Cachoeiro Stone Fair para dialogar com representantes do setor. Acompanhado da filha Maguinha Malta (PL), pré-candidata ao Senado, Magno aproveitou para estreitar laços com os cachoeirenses, de olho nas eleições do ano que vem. PL promete fazer chapas para deputados estadual e federal. Candidato a governo, ao que tudo indica, vai depender das articulações com o Republicanos, de Lorenzo Pazolini.

Agenda cheia

Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União) esteve ontem em Nova Venécia, para a 7ª Festa da Cappitella; hoje, estará em Alegre, para a 49ª Expoagro. Continua se movimentando, de olho na Câmara Federal e na montagem de chapa do União Brasil.

Acenos políticos

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), republicou nas redes sociais uma foto que tirou durante o aniversário de Colatina. O registro em questão traz ele ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), na Missa de Ação de Graças.

Hortas comunitárias

O cultivo coletivo de hortaliças e frutas, além de promover a segurança alimentar, motiva a integração entre os moradores. Pensando nisso, a Comissão de Finanças da Câmara de Vitória aprovou projeto de lei do vereador Darcio Bracarense (PL). A matéria institui a Política Municipal de Hortas Comunitárias em Vitória, autorizando o uso de espaços públicos.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: