Ex-procurador de câmara que apoiou Ramalho nomeado por petista
Rafael Primo (PT) disse que Renato Cintra é "quadro extremamente técnico"
O mercado político de Vila Velha foi pego de surpresa com a nomeação do advogado Renato Cintra (MDB) como assessor técnico do gabinete do vereador Rafael Primo (PT). Isso porque Cintra, mais conhecido como "Renatinho", apoiou a candidatura de Alexandre Ramalho (PL) à Prefeitura canela-verde na campanha de 2024.
Renatinho é ex-procurador da Câmara de Vila Velha. Ocupou o posto durante os dois mandatos do ex-presidente Bruno Lorenzutti (MDB), a quem também nutre grande amizade. A mudança de rota do ex-procurador pegou de surpresa os próprios servidores e vereadores da Casa.
De acordo com Rafael Primo, que é estreante na Câmara canela-verde, a escolha por Renatinho foi exclusivamente técnica, já que por ter sido procurador, conhece o regimento como poucos.
"Ele é um quadro extremamente técnico. É importante ter o ex-procurador da Câmara em nosso gabinete, para suportar um primeiro mandato de prováveis muitos desafios".
A respeito do apoio dado a Ramalho em outubro passado, divulgado publicamente até mesmo nas redes sociais do próprio Renatinho, o petista afirmou: "Convenhamos que ele só deu apoio ao Ramalho porque o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) descumpriu o acordo que havia sido feito com Bruno Lorenzutti".
Por acordo, Rafael Primo se refere ao alinhamento que Arnaldinho e Bruno tinham em determinado momento do ano passado em fechar uma chapa para concorrer às eleições. Ao final, porém, o prefeito optou por escolher Cael Linhalis (PSB) para compor chapa com ele, até pela relação dele com o governador Renato Casagrande (PSB) nos últimos anos.
"Por ser ex-procurador, Renato entende do Regimento Interno como ninguém, e esse documento será nosso escudo no mandato. Acredito que meu gabinete é um dos mais qualificados dessa legislatura", ressaltou o petista.
A coluna também entrou em contato com Renatinho, que ressaltou que ter sido convidado por Rafael Primo foi uma honra. "Eu fico lisonjeado, Rafael é competente, nível de inteligência alto, pra mim ele vai ser um novo Bruno Lorenzutti na Câmara, pessoa que se destaca como vereador", disse, relembrando seu ex-chefe.
Também explicou que não vê problemas em ter defendido Ramalho e, agora, ter sido nomeado pelo petista. "Isso demonstra que eu sou de fato um quadro técnico, sou advogado e consigo prestar meus serviços para todos", finalizou.
PT e PL juntos na escolha por presidente
Cabe lembrar que os dois únicos vereadores que votaram contra a eleição de Osvaldo Maturano (PRD) à presidência da Casa foram justamente Rafael Primo e Pastor Fabiano (PL). Nos bastidores da Casa, outros vereadores até chegaram a falar que, ao menos naquele dia, os dois partidos estavam caminhando juntos.