Federações respingam no Estado
Confira a coluna desta quarta-feira (15)
Diversos políticos do Estado já têm se articulado em busca de aliados, com olhos voltados para as eleições do ano que vem. Outros, porém, preferem esperar algumas definições que virão ainda este ano de Brasília. Novas federações e fusões têm sido aguardadas e prometem mudar o tabuleiro político não só do Espírito Santo, mas de outros estados.
Uma das maiores possibilidades é uma federação que engloba Republicanos, União Brasil e PP. Caso seja aprovada, mudará profundamente o rumo político estadual, já que o PP tem se aproximado cada vez mais do PSB, mas mantém parceria com o Republicanos em Vitória, por exemplo, enquanto o próprio Republicanos tem caminhado em lado oposto ao do governo. Também influenciaria em tempo de televisão. Talvez seja por conta dessas possibilidades que alguns partidos têm “flutuado” entre mais de um aliado. Cenas dos próximos capítulos.
Torcida por “casamento”
Já do lado do governo, a torcida para a federação entre PSB e PDT sair tem sido grande, também com possibilidade do Solidariedade entrar no grupo. O próprio governador Casagrande (PSB) e ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) já falaram publicamente da vontade. Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tem feito coro para que saia do papel.
Diálogo está aberto
Após o PP ter conseguido espaço no alto escalão do governo do Estado, o Podemos, liderado pelo deputado Gilson Daniel (Podemos), ainda aguarda uma secretaria para chamar de sua, mas as conversas seguem frias. De todo modo, Gilson esteve com o presidente do Republicanos, Erick Musso, demonstrando que mantém diálogo aberto com todos.
Fotografou visita de Mandela
Há 34 anos, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela visitava o Estado. Um dos fotógrafos que cobriu o evento foi Antonio Sessa Neto, conhecido como Tonico, que morreu ontem, aos 77 anos. Ao lado de Mandela, o ex-governador Albuíno Azeredo, e ex-prefeito de Cariacica Aloízio Santos.
Sem apoio
Nomeação na Prefeitura de Vitória de Alcemir Rodrigues Firmiano (PL), mais conhecido como Cemir, que foi coordenador de campanha de Capitão Assumção (PL) rumo à prefeitura da capital, é um movimento isolado e não tem a ver com o PL, segundo fontes da própria sigla.
Inclusive, a informação que circula nos bastidores é de que ele e Assumção estão rachados politicamente e não trabalham mais juntos desde a eleição.
Tribunal de Justiça terá este ano novo presidente
Acontece esse ano a eleição para escolha do novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Historicamente, a definição do mandatário se dá na segunda sessão do mês de outubro, que neste ano está prevista para acontecer no dia 8.
Além disso, também será escolhido em 2025 o novo presidente do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES).
Galeria
Definição na Assembleia
Já há alguns dias o governador Renato Casagrande (PSB) tem intensificado as conversas sobre a Mesa Diretora da Assembleia. Conforme Plenário apurou, o atual presidente, Marcelo Santos (União), desponta como favorito entre os próprios parlamentares. Escolha é no começo de fevereiro.
Melhorias no aeroporto
Governador Renato Casagrande (PSB) esteve ontem em Cachoeiro de Itapemirim junto ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e prefeito da cidade, Theodorico Ferraço (PP). Assinou ordem de serviço para ampliação do aeroporto de Cachoeiro.
Nomeado na Prefeitura
Coordenador de campanha de Ramalho (PL) à Prefeitura de Vila Velha, Anderson Barbosa (PRTB) foi nomeado na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade pelo prefeito de Vitória, Pazolini (Rep). Já atuou nas administrações de Casagrande, no Estado, e Luciano Rezende (Cidadania), enquanto prefeito da capital.