Proposta de Euclério traz consequências
Posicionamento de Euclério recai sobre o presidente do União-Progressista, Da Vitória
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), surpreendeu ao contar com exclusividade à coluna que aceitaria o convite de Marcelo Santos para se filiar ao União Brasil, desde que a sigla garantisse legenda para ele disputar o Senado; que acolhessem também o deputado Messias Donato; e que declarassem apoio ao projeto encabeçado por Casagrande (PSB).
Posicionamento de Euclério, porém, recai sobre o presidente do União-Progressista (UP), Da Vitória. Ele também busca disputar uma vaga majoritária, e o Senado tem sido apontado como possibilidade, embora o próprio não tenha revelado oficialmente suas pretensões políticas. Interlocutores da federação UP já apontam dúvidas: se não aceitarem Euclério, qual será a justificativa? Não dar legenda a ele — e obrigar Da Vitória a declarar se é candidato ao Senado —, não abrigar Donato, ou não bater martelo em favor do projeto do governo?
Almoço para retribuir
Na quarta-feira (1), o prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP), vai receber Euclério na cidade para um almoço. Estão convidados mais de 15 prefeitos da região Sul, além de outras lideranças. Ferraço irá manifestar apoio a Euclério ao Senado. Prefeito foi o 1º a declarar que estaria ao lado de Ricardo, filho de Theodorico, na campanha ao governo do Estado.
Filiação encaminhada
Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido) esteve em Brasília para uma reunião com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Segundo o deputado Josias Da Vitória, que acompanhou o encontro, a filiação do prefeito de Vila Velha está encaminhada. “Vamos definir o formato nos próximos dias”, ressaltou à coluna.
Comemorou com estilo!
Na terça-feira (30) foi comemorado o Dia da Moqueca, prato tradicional do Espírito Santo. Em homenagem, o deputado federal Helder Salomão (PT) decidiu vestir o avental e preparar a iguaria. Além de deputado, também é escritor e, ao que parece, gosta de se aventurar pela cozinha.
Saída possível
Secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União) segue avaliando saída da sigla. Pré-candidato à Câmara Federal, disse que não tem feito movimento para sair da legenda, mas vai avaliar qual será o partido que vai dar as melhores condições para seus projetos políticos.
Cabe ressaltar que recentemente Rigoni foi substituído na presidência estadual do União pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos.
Prefeito da Serra começa a se movimentar
Após reunião no Palácio Anchieta entre Renato Casagrande (PSB), Ricardo Ferraço (MDB), Weverson Meireles (PDT) e Sergio Vidigal (PDT), durante evento na Serra, Weverson declarou seu apoio, de forma veemente, ao emedebista para 2026.
“Ricardo será nosso futuro governador”. Até o momento, Weverson não tinha abordado publicamente temas políticos. Isso promete mudar a partir de agora.
Galeria
Maratona de reunião
Ex-deputado federal Carlos Manato (PL) esteve com os presidentes estaduais do PP, PRD e Novo, Da Vitória, Bruno Lourenço e Iuri Aguiar, respectivamente. Movimentações indicam que Manato segue se viabilizando ao Senado, embora algumas fontes garantam que a possibilidade de ele disputar a Câmara Federal exista. Ele reforça que a candidata à Câmara, porém, é Soraya Manato (Rep).
Novo 1º secretário
Presidente interino da Câmara da Serra, William Miranda (União) indicou o vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT) como o novo 1º secretário da Casa.
Vereadores no palácio
Acontece nesta quarta-feira (1), no Palácio Anchieta, o 7º Fórum Estadual das Câmaras Municipais, em comemoração aos 8 anos da fundação da Associação das Câmaras (Ascamves), liderada pelo presidente do Legislativo de Anchieta, Renan Delfino (União). Segundo a organização, o evento promete reunir diversas lideranças.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



