Confiança de governistas alta
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
“Você quer ver a importância de quem está no banco do carona, é observar a importância de quem está dirigindo”. A frase é do prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD). Quando proferida, ao lado dele, comandando o volante do carro, estava o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), cada vez mais “à vontade” na Princesinha do Norte.
Na sexta-feira (26), Casagrande voltou à Colatina para inaugurar obras e autorizar repasses de verba. Além dele, a solenidade contou com diversos governistas: deputados federais Folletto (PSB) e Da Vitória (PP); secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann (PSB); diretor do DER, Freitas (PSB); deputado estadual Mazinho (PSDB), dentre outros.
À coluna, alguns presentes disseram que Renzo não só está cada vez mais perto do governo, como pode anunciar apoio a Ricardo Ferraço (MDB) em um futuro breve. Será mesmo?
Sinais mais fortes
Durante a fala dentro do carro, Renzo destacou: “Se tem alguém que descentraliza e reconhece quem está no interior, governador Casagrande é essa pessoa”. Elogios mútuos diferem do clima de “Guerra Fria” que até meses atrás pairava entre Palácio e prefeitura. Renzo até recebeu Ricardo em sua casa. No menu, uma Paella, prático típico espanhol.
Disputa em Cariacica
Neste sábado (27), em Cariacica, o presidente da Ales, Marcelo Santos (União), promove mais uma edição do Dialoga. Será às 9 horas, em Morada de Santa Fé. Quase no mesmo horário, às 8h30, deputado federal Helder Salomão (PT) vai receber seus convidados para um café da manhã, no bairro São Geraldo. Ambos medirão forças para angariar votos em seus redutos.
Vereador atleta insatisfeito!
Vereador de Vitória e jogador de beach soccer Camillo Neves (PP), flamenguista “roxo”, não gostou do rendimento dos jogadores contra o Estudiantes, quando o rubro-negro se classificou às semis da Libertadores. “Manda Filipe Luís embora”, disse, cornetando o técnico nas redes do Flamengo.
Aproximação
Presidente estadual do Republicanos, Erick Musso esteve com o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD), e com o vereador Devanir Ferreira (Rep). Os vereadores são aliados de Arnaldinho (sem partido), e ajudam na articulação dele rumo ao governo.
Já Erick é o principal articulador de Pazolini (Rep). “Conversas não param”, escreveu Maturano. Há quem aposte que Arnaldinho e Pazolini possam ensaiar uma aproximação. A ver.
Prefeitos que podem renunciar no ano que vem
Em meio as discussões sobre candidaturas para o ano que vem, seja para qual cargo for, nomes que hoje ocupam algumas prefeituras vão ter de deixar seus cargos no máximo até abril de 2026, se realmente forem disputar algo.
São exemplos disso Lorenzo Pazolini (Rep), Arnaldinho Borgo (sem partido), Euclério Sampaio (MDB), Enivaldo dos Anjos (PSB), Peter Costa (sem partido), e alguns outros.
Galeria
Candidato a Federal?
Ex-deputado federal Lelo Coimbra (MDB) está sendo considerado para fazer parte da chapa que o MDB quer montar visando à Câmara Federal. Na última semana, Lelo manifestou apoio para a candidatura de Euclério (MDB) rumo ao Senado. Essa possível chapa, porém, ainda segue sendo dúvida no mercado político.
Segurança viária em Viana
Deputado estadual Alexandre Xambinho (Pode), que preside a Comissão de Infraestrutura, realizou audiência na Ecovias Capixaba com o superintendente, prefeito Wanderson Bueno (Pode), vereadores e representantes da PRF e da ANTT para cobrar a instalação de uma passarela no bairro Universal, no trecho da rodovia em frente ao Ifes Viana.
Representantes comerciais
No ano em que a profissão de Representante Comercial celebra 60 anos de regulamentação, o vereador de Vila Velha Renzo Mendes (PP) homenageará a classe em sessão solene em 1º de outubro, a partir das 18 horas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



