PL já está com a mira em 2026
Coluna foi publicada no domingo (30)
O lançamento da pré-candidatura de Alexandre Ramalho (PL) à Prefeitura de Vila Velha foi somente um dos temas tratados durante o evento, que teve participação dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — filho 03 de Jair Bolsonaro —, e Sargento Fahur (PSD-PR). O campo político de 2026 também foi bastante lembrado pelos presentes.
O deputado Gilvan da Federal (PL), por exemplo, criticou diversas vezes o também deputado federal Victor Linhalis (Podemos). “Linhalis foi apoiado por quem? Foi o atual prefeito da cidade que o apoiou. Lá no Congresso ele vota com a esquerda, com Lula (PT), então, precisa-se saber em quem votar agora”. Linhalis, antes de se tornar deputado, era vice-prefeito de Arnaldinho (Podemos), peça considerada fundamental para elege-lo em Brasília. Ramalho, aliás, tem sido considerada “grande possibilidade” de ser o nome do PL à Câmara em 2026.
A resposta do prefeito
Do lado do prefeito Arnaldinho (Podemos), no dia seguinte ao evento de Ramalho, durante evento na cidade, o prefeito foi enfático: “O extremismo não leva ninguém a lugar nenhum. Essa guerra entre direita e esquerda não faz sentido”, disse. Segundo interlocutores, a fala foi na tentativa de se desvencilhar do jogo ideológico defendido pelo PL.
Cartas estão na mesa!
A ex-presidente da Findes, Cris Samorini (PP) publicou foto com o grupo do prefeito de Vitória, Pazolini (Republicanos) na assinatura da urbanização do Canal de Camburi. Chama atenção que ao lado dela estava Aridelmo Teixeira (Novo), rival de Cris na briga pelo lugar de vice na chapa do prefeito. Ambos têm se movimentado cada vez mais nesse sentido.
Surpreendeu
O deputado Hudson Leal (Republicanos), correligionário do prefeito Pazolini pediu uma parte durante fala do deputado Capitão Assumção (PL), que é pré-candidato à prefeitura para tecer elogios.
“Você disse uma coisa muito importante. 'Se for da vontade e permissão de Deus, serei o próximo prefeito de Vitória', você pode ter certeza que independente de partido você é respeitador. Sucesso na sua caminhada em Vitória”, disse Leal.
Milho? só sem manteiga!
Já virou tradição! às sextas, o governador Casagrande (PSB) aproveita para acordar cedo e gravar vídeo do café da manhã, divulgando as agendas, sempre falando: “sextou, mas não sextarei”. Desta vez, foi comendo milho. “Eu gosto é de milho sem manteiga, só com sal!”, confidenciou o governador.
Presidente garante que Assembleia não muda
Após a circulação da informação que o quadro de deputados estaduais poderia mudar depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir alterar mudança na etapa de “sobras das sobras” das eleições, algo que fez deputados federais do Norte perderem mandatos, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (sem partido), tranquilizou os parlamentares: “Nossas vagas foram preenchidas na fase das “sobras”, decisão não mudará o quadro da Casa”.
Galeria
Em busca do consenso
A reunião do PT estadual com o secretário-geral do PT Nacional, Henrique Fontana foi encarada como positiva pelos presentes. No encontro, a pré-candidatura de Babá (PT) à Prefeitura de Vila Velha voltou a ser confirmada, mas interlocutores acreditam que é preciso estreitar o diálogo com a Federação Brasil da Esperança para isso realmente acontecer.
Encontro estadual
O União Brasil promoveu ontem em Vitória o encontro estadual “Aqui tem União”, com as presenças do advogado Marcelo Nunes, contador Marcelo Mored e diretor de Marketing Político, Darlan Campos, que participaram de capacitação para pré-candidatos.
Mesa-redonda feminina
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) promoveu mesa-redonda para falar sobre perspectiva de gênero no processo eleitoral, com a presença de desembargadora e promotoras. Vereadoras Patrícia Crizanto (PSB) e Karla Coser (PT) estiveram presentes.