Pesos e medidas em Guarapari
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Processos que analisam supostas fraudes à cota de gênero em Guarapari estão sendo apreciados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Recentemente, a Corte entendeu que o Podemos cometeu esse tipo de fraude nas eleições de 2024. Com isso, o vereador Zazá perdeu o mandato.
Entretanto, um fator tem incomodado as lideranças políticas da cidade: no lugar de Zazá, Adma Santana (DC), uma mulher, assume a cadeira. Mas, pode ser por pouco tempo, já que o DC também está sendo investigado pela mesma fraude.
Caso o TRE-ES entenda que houve fraude, Adma também deixaria a Casa junto ao vereador Leandro Inácio (DC). No lugar deles, entraria Léo Dantas (PSD) e Marcelão (PRD). Mas há outro problema: o PRD também está sendo investigado e, caso seja condenado, Tainá Coutinho, outra mulher eleita para essa legislatura, perderia a cadeira na Câmara Municipal.
Qual seria o balanço?
Além de o Podemos, que já teve fraude decretada, caso o TRE-ES julgue procedentes também as supostas fraudes do DC e PRD, na prática, a fraude à cota de gênero tira duas mulheres (Adma e Tainá Coutinho) e coloca ao menos três homens em seus lugares: Léo Dantas (PSD), Max Júnior (MDB), e Ronaldo Tainha (Republicanos), por exemplo.
Questionamentos
Embora os julgamentos ainda não tenham se encerrado, vereadores de Guarapari têm defendido o aprimoramento das leis para que políticas de inclusão sejam mais efetivas. “É necessário que haja um aprimoramento, para que efetivamente as mulheres possam ter mais representatividade no parlamento”, confessou um dos vereadores à coluna.
Prefeito é fã do fusca
O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), participou do 17º Encontro de Carros Antigos da cidade com seu fusca 1968. Além da política, também é um entusiasta dos carros clássicos. “Se você não tem problema na vida, compre um carro velho e depois me avise”, brincou Renzo.
Insatisfeito
Nos bastidores políticos de Vila Velha, o vereador e presidente municipal do Republicanos, Devanir Ferreira, não estaria feliz com a chegada de Bruno Lorenzutti à sigla. Segundo interlocutores, a relação entre Devanir e Erick Musso, da parte do vereador, já foi melhor, e até o momento, Musso não teria procurado Devanir para uma conversa. Aliados do canela-verde entendem que Devanir terá dificuldades em montar chapa junto a Lorenzutti.
Cidades vão testar projeto pioneiro do TCE-ES
Em uma iniciativa conjunta pioneira com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), os municípios de Serra, Anchieta e Montanha assinaram termo de adesão para integrar projeto-piloto com objetivo de receber apoio na estruturação de um sistema municipal de monitoramento e avaliação de políticas públicas, conduzido pela Corte de Contas. Até o momento, segundo o TCE-ES, poucos municípios do Brasil já têm a sistemática implementada.
Galeria
Negou possibilidade
O presidente estadual do Agir, José Roberto Rocha Monteiro, afirmou à coluna que a sigla não vai contar com o deputado Zé Preto (sem partido) nas eleições de 2026. O deputado confirmou recentemente que deixou o quadro do Progressistas e que busca um partido de direita para disputar a reeleição.
Lei no Espírito Santo
Foi sancionado pelo governador Casagrande (PSB) projeto de lei que institui o programa “SOS Educação” no Estado. A legislação estabelece medidas protetivas e procedimentos específicos para casos de violência contra profissionais da educação nas instituições públicas e privadas. A autoria é de Callegari (PL).
Ganharam outdoor
Após a 50ª Festa da Banana e do Leite, realizada no último fim de semana em Alfredo Chaves, moradores confeccionaram e instalaram um outdoor na entrada da cidade agradecendo ao prefeito Hugo Luiz (PP) e ao vice-prefeito Cleber Bianchi (PP).
MATÉRIAS RELACIONADAS:



