Vão rumar ao mesmo projeto?
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Aconteceu na segunda-feira (28), uma reunião no Palácio Anchieta que chamou atenção do mercado político capixaba. Na mesma sala se reuniram o governador Renato Casagrande (PSB), o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
Embora não tenham divulgado o teor da conversa, segundo fontes ligadas ao governo e ao prefeito, o assunto não poderia ter sido outro senão o cenário eleitoral de 2026. Até o momento, é sabido que o candidato do governador é Ricardo, mas que Arnaldinho não só deseja colocar seu nome no jogo, como já tem se movimentado politicamente neste sentido.
Ao lado de fora do Palácio Anchieta, quem estava presente constatou que a conversa foi positiva e que foram distribuídos sorrisos e abraços, e que o grupo parece caminhar cada vez mais para uma unidade. Cenas dos próximos capítulos.
Senador pelo Estado?
Presidente do PL, Magno Malta (PL) negou que o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) irá disputar vaga ao Senado pelo Estado, conforme foi ventilado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Fontes do PL relataram à coluna, porém, que esta seria uma forma de agradar também quem não endossa apoio à candidatura de Maguinha Malta.
Disputa voto a voto
A briga pelas vagas da Assembleia entre os candidatos da Serra será ferrenha ano que vem. Deputado Xambinho (Pode) pode ter embate direto com o presidente da Câmara da Serra, Saulinho (PDT), que vai disputar uma das cadeiras. Xambinho tem alguns vereadores como aliados, assim como o pedetista. Embora ligados à gestão, a disputa será inevitável.
Prefeito acertou no presente
Diversas lideranças políticas se fizeram presentes durante o aniversário de 163 anos de Viana. Uma delas foi o governador Renato Casagrande (PSB), que foi agraciado pelo prefeito Wanderson Bueno (Pode) com um torresmo “tamanho família”. A caixa do presente dizia: “Torresmão do Casão”.
Retorno à Casa
Após ter tido o mandato suspenso por três meses, o deputado federal Gilvan (PL) volta à Câmara nos próximos dias, quando acaba o recesso dos parlamentares. Nesse meio tempo, Gilvan circulou pelo Espírito Santo, sobretudo pelo interior, já em pré-campanha para a reeleição. Chegou a tentar se movimentar ao Senado, mas o senador Magno Malta cacifou o nome de sua filha, Maguinha Malta, que também tem se movimentado incessantemente.
“Meu Estado é 10” estampado na camiseta
Depois da peregrinação em São Gabriel da Palha, conforme a coluna antecipou, foi a vez de Alfredo Chaves receber o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), juntamente do presidente do Republicanos, Erick Musso, e do deputado federal Evair de Melo (PP). Chamou atenção a camiseta usada pelo prefeito: “Meu Estado é 10”, referência direta ao número de urna do Republicanos. Prefeito também foi homenageado com título de cidadão alfredense.
Galeria
Mudanças de ares?
Fontes do PDT apontam que o deputado Fábio Duarte (Rede) pode deixar o partido para disputar a reeleição pela sigla de Sergio Vidigal. Informações dão conta de que a Rede Sustentabilidade pode enfrentar dificuldades para montar chapa para deputado estadual. A ver.
Balanço positivo
Aconteceram nesta segunda-feira (28) as reuniões do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), com o setor produtivo do Estado, enquanto coordenador do Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Exportação (Cetax). Alguns presentes disseram à coluna que houve animação com os primeiros movimentos. Júnior Abreu (Casa Civil), Enio Bergoli (Agricultura), Álvaro Duboc (Planejamento), Benício Costa (Fazenda) e Rogério Salume (Desenvolvimento) também presentes.
Em tempo...
Quem está organizando os pré-candidatos do PL ao Senado é o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



