Aproximação será inviável
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Recentemente, foi anunciado que o ex-presidente da Câmara de Vila Velha Bruno Lorenzutti (MDB) vai integrar o quadro do Republicanos. Será pelo partido de Erick Musso que Lorenzutti vai disputar vaga na Assembleia Legislativa em 2026.
Lorenzutti, conforme a coluna já publicou, era aliado de 1ª hora do prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido) e cotado para ser vice na chapa dele em 2024. As relações entre ambos mudou quando Arnaldinho escolheu Cael Linhalis (PSB).
Com isso, os dois romperam e Lorenzutti seguiu outro caminho. Agora, vai endossar a candidatura de Pazolini (Rep) ao governo. Nos bastidores, havia esforço de alguns republicanos em fazer uma “ponte” entre Arnaldinho e a sigla, visando até mesmo uma possível filiação. O prefeito chegou a ter encontros com Erick Musso. Com a chegada de Lorenzutti, porém, a aproximação entre prefeito e legenda fica inviável.
Tempo para definir
Com as portas do Republicanos praticamente fechadas, o prefeito Arnaldinho Borgo continua em busca de uma legenda, após ter se encontrado com lideranças do PRD e Novo fora do Estado. Aliados dele disseram à coluna que o prefeito só vai tomar uma decisão após todas as federações terem se confirmado. Enquanto isso, vai se movimentando.
Chapa única na cidade
As eleições para associação de moradores de bairros de Cariacica são disputas à parte do pleito eleitoral tradicional. Acontece neste domingo (27) em Jardim América. Chama atenção que será chapa única, liderada pelo atual presidente, Rapozão. Nos bastidores consta que o prefeito ajudou a retirar a outra chapa da disputa, firmando assim uma aliança com Rapozão.
Vai anunciar
Um megaevento para anunciar apoio à candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo do Estado está sendo planejado pelo prefeito de São Mateus, Marcus da Cozivip (Podemos).
Expectativa é de que a reunião em prol do emedebista aconteça no final de agosto. A ideia é fazer um evento nos moldes do que foi em Cariacica, quando Euclério cacifou apoio ao vice. Cabe destacar que o Podemos, partido de Marcus, foi o 1º a anunciar aliança.
Vidigal vai acompanhar gestão de perto
Embora estivesse focado na secretaria de Estado de Desenvolvimento enquanto esteve à frente do cargo, Sergio Vidigal (PDT) nunca deixou de estar ligado à gestão de Weverson Meireles (PDT) enquanto prefeito da Serra.
Agora, fora da secretaria e focando na reestruturação do PDT, a tendência é de que Vidigal acompanhe a gestão ainda mais de perto, auxiliando Weverson e aparecendo cada vez mais nos eventos municipais. A ver.
Cor não poderia ser outra!
Nasceu a filha da vereadora de Vitória Karla Coser (PT). Maria Vitória é a primeira filha da parlamentar, além de primeira neta do deputado estadual João Coser (PT). Na saída da maternidade, Karla vestiu a criança com uma roupa vermelha. “Disseram que é bom presságio para a saúde”, apontou.
Galeria
Pautas globais
Presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD) está conectado com pautas globais. Além de conduzir o legislativo, está inserindo a Casa em pautas que conversam com o mundo. Ao longo da semana, a fachada da sede estava azul, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Afogamento, instituído pela ONU.
Presidente confiante
Embora nos bastidores políticos circule a informação de que o PDT terá dificuldades para montar chapas ano que vem, sobretudo para deputado federal, o presidente da sigla, Alessandro Comper, se mostra confiante: “Estamos entusiasmados, vamos formar as duas chapas, e estamos reorganizando o PDT pensando também na eleição de 2028”, disse.
Líder na produção
Com 6 meses de mandato, o vereador de Vitória Armandinho (PL) figurou em 1º lugar na produção legislativa. Apresentou 23 projetos, teve 6 leis aprovadas, realizou 3.215 indicações e protocolou 694 moções.