Peças no xadrez em Vila Velha
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Vereador de Vila Velha Renzo Mendes (PP) pode ser uma possibilidade do Progressistas para integrar a chapa à Câmara Federal, conforme lideranças da sigla confirmaram à coluna. Na última semana, Renzo esteve em Aracruz para a 26ª Expo, e fez questão de caminhar lado a lado com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Apesar de ter confirmado que a prioridade dele é ser candidato à Assembleia, a possibilidade de Renzo mirar a Câmara já tem circulado no mercado político, sobretudo em Vila Velha. No entanto, esse “ensaio” pode gerar alguns problemas:
Um dos mais relevantes seria a chance de uma possível candidatura de Renzo atrapalhar Victor Linhalis (Pode), aliado de Arnaldinho, que busca reeleição. Segundo apurado pela coluna, o prefeito não teria ficado feliz com movimentos de Renzo, embora este continue sendo aliado do chefe do Executivo.
Quem chega cedo...
Lideranças do PP confessaram à coluna que muitos movimentos que serão tomados nessa eleição podem ter consequências diretas para o pleito municipal de 2028. Cabe ressaltar que Arnaldinho não pode disputar mais um mandato, e há diversos nomes em Vila Velha que já se atentam para o espaço que será deixado pelo atual prefeito. A ver.
Martelo já foi batido!
Ex-deputado Sergio Majeski, que quer voltar à Ales ano que vem, já decidiu seu futuro partido. Embora tenha conversado com o PSDB, decidiu ir ao União Brasil. Ele, que comanda a Escola do Legislativo da Ales, será uma das apostas do União, que pelas mãos de Marcelo Santos, de quem é aliado, passará por uma nova formulação em seus quadros.
Presente já está garantido
O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), que será em breve pai de 1ª viagem, foi surpreendido por Serginho Vidigal (PDT). O amigo aproveitou o Moto Fest na cidade para dar ao prefeito uma camiseta para o filho com a frase: “Chega de nana-neném, eu quero é rock n´ roll”.
Diálogo
Presidente estadual do PP e deputado federal Josias Da Vitória esteve na última quarta-feira (13) em Brasília, acompanhado do colega de bancada Evair de Melo (PP), em uma reunião com o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira.
“Diálogo sobre nosso partido no Espírito Santo, no Brasil e no processo eleitoral de 2026”, disse Da Vitória, que já afirmou à coluna que vai esperar orientações de Ciro para fechar seus apoios definitivos no Estado.
Prefeito responde vereadora que tentou fiscalizar
Vereadora de Cariacica Açucena (PT) publicou vídeo dizendo que a prefeitura a teria proibido de fiscalizar unidades de saúde da cidade. Segundo ela, teria sido até intimidada por servidores ao tentar entrar em uma delas.
À coluna, Euclério (MDB) explicou que há norma geral na cidade em que vereadores ou deputados não podem adentrar nenhuma unidade pública sem autorização do gestor, do presidente da Câmara ou da comissão de Saúde.
Galeria
Cabe lembrar...
Vereador que for disputar vaga à Assembleia ou Câmara Federal não precisa abrir mão do mandato. Caso não sejam eleitos, voltam normalmente a exercer seus papéis.
Presença confirmada
Ex-deputado federal Carlos Manato estará no dia 25 deste mês em Brasília para o aniversário do Republicanos. Ao que tudo indica, Manato tem se aproximado cada vez mais do partido, de olho em disputar uma das vagas ao Senado. Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini também é presença confirmada, assim como Erick Musso, presidente estadual da legenda.
Novo subsecretário
Martoni Sampaio é o novo subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência da Casa Civil do Governo. Martoni assume o cargo que era ocupado por João Bosco Dias, o Bosquinho, morto no último dia 31. Com quase 40 anos dedicados a pessoa com deficiência, o novo subsecretário é professor, pesquisador e mestre em Ciências Fisiológicas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



