Trio colocou as cartas na mesa
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Café da manhã entre os deputados federais Josias Da Vitória (PP), Gilson Daniel (Pode), com o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), levantou diversas especulações no mercado político. O trio tem relevante capital político em mãos, já que são líderes dos respectivos partidos.
Nos bastidores, a coluna apurou que os três seguem incomodados com a movimentação de parte do secretariado do governo. Publicamente, Marcelo e Da Vitória já manifestaram insatisfação, dizendo que existem secretários que estão usando as pastas para pré-campanha antecipada.
Fontes dos partidos garantiram à coluna que o incômodo acontece, sobretudo, pelas movimentações dos titulares das pastas de Governo e Saúde, além da autarquia DER. Conversa também envolveu acordos sobre vaga ao Senado, Câmara Federal e até mesmo a possibilidades para vice. Jogo avança!
Intervenção no União?
Diretório do União Brasil, presidido por Felipe Rigoni, foi notificado pela nacional em relação a um processo de intervenção e já apresentou defesa.
O representante, segundo documento obtido pela coluna, foi o presidente da sigla em Domingos Martins, Arthur Wernersbach. Fontes garantem que a intervenção coloca Rigoni praticamente para fora do partido: “Ninguém fica onde não é querido”.
Já dialoga com outros
A informação da intervenção pela nacional vem após boatos de que Felipe Rigoni já estaria “no limite” com a situação e disposto a passar o partido oficialmente para as mãos de Marcelo Santos. A coluna chegou a publicar algumas vezes que ele já se encontrou com Gilson Daniel e Euclério Sampaio, e avalia deixar a sigla, o que segundo interlocutores pode prejudicar a chapa do União à Câmara.
Se jogou no “voz e violão”
Subsecretário de Estado de Suporte à Educação, Vinicius Simões (PSB), fez uma visita à Escola Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu. Aproveitou o momento para tocar violão e cantar com os alunos.
Arriscou a música “Fácil”, da banda mineira de Pop Rock Jota Quest.
Briga política
Discussão sobre possível Terceira Via ligando Vitória e Serra virou política. Vereador da capital Maurício Leite (PRD) manifestou preocupação na tribuna da Câmara, dizendo que a intervenção serrana pode gerar ainda mais congestionamento na capital.
Presidente da Câmara da Serra, Saulinho (PDT) respondeu: “Maurício voltou a atacar a Terceira Via, questionando contrapartidas. Fala revela interesse em criar tensão política ao resolver gargalos”.
Casagrande presente no Fórum dos Governadores
Nesta quarta-feira (13), a cidade de Belém, no Pará, será palco da XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, no Parque da Cidade, principal espaço dos diálogos da Blue e Green Zone da COP-30. O governador Renato Casagrande (PSB) já está no local para dialogar com os líderes de outros estados. Uma das principais pautas deve ser o tarifaço imposto por Donald Trump ao País.
Galeria
Relação continua
Embora a nacional do União Brasil esteja com o processo de intervenção aberto, Marcelo Santos e Felipe Rigoni se encontraram na última terça-feira (12). Na foto, ambos apareceram sorrindo. Ao que parece, a relação pessoal entre eles tem sido amistosa.
Fiscalização
TCE-ES vai fiscalizar R$ 15,2 bilhões que serão repassados ao governo e a cidades que assinaram o acordo de reparação e compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana. Assinaram prefeitos de Anchieta, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, São Mateus e Serra.
São Mateus é pauta
Prefeito de São Mateus, Marcus da Cozivip (Pode) esteve ontem com Ricardo Ferraço (MDB). Falaram sobre estrutura aeroportuária da cidade.
Até renunciar?
Vereadores têm dito que caso não tenham legenda de seus partidos, podem renunciar de seus mandatos para mudarem de sigla. A ver.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



