Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Tucanos capixabas adiantados

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 11/08/2025, 13:46 h | Atualizado em 11/08/2025, 13:46

Imagem ilustrativa da imagem Tucanos capixabas adiantados
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Depois do balde de água fria com o cancelamento da fusão entre o PSDB e Podemos, as lideranças tucanas capixabas já estão se movimentando rumo ao pleito de 2026. Neste momento, não há previsão de que o partido faça parte de alguma federação ou fusão, portanto, os tucanos entenderam que precisavam se adiantar no processo de montagem de chapas.

Segundo uma das fontes do partido contou à coluna, já há em vista entre 50 a 60 pessoas, entre filiados e não filiados, com interesse em disputar vaga à Assembleia Legislativa. O presidente estadual da sigla, Vandinho Leite, acompanhado do deputado Mazinho dos Anjos, tem se reunido com pessoas de todo o Estado.

Partido tem conversado com políticos como Sergio Majeski, deputado Allan Ferreira (Podemos), secretário Guerino Balestrassi (MDB), dentre outros. Jogo de xadrez começou!

Difícil, mas é possível

A montagem de chapa para deputado federal, segundo tucanos contaram à coluna, já é vista com um pouco mais de dificuldade, embora possível. Há expectativa de que se houver chance de acomodar governistas, que a sigla possa conseguir montar a chapa para a Câmara dos Deputados. É algo, porém, que precisará ser estudado em um futuro breve.

Início das articulações

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), vai se reunir nesta semana com lideranças dos partidos da base do governo para discutirem as eleições de 2026. À coluna, afirmou que seu nome segue disponível para o Senado, e que isso vai ser debatido com mais afinco a partir de agora. Enivaldo, de férias, retorna à prefeitura em 1º de setembro.

Presente do dia dos pais

Neste domingo (10) é comemorado o Dia dos Pais, e o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD), já “ostentou” seu presente pelos corredores da Casa: uma camiseta do Vasco, seu time de coração. “Coragem em entrar no elevador com a camisa”, brincou o diretor de Comunicação, Júnior Costa.

Garantiu!

Deputado estadual Capitão Assumção (PL) admitiu à coluna que sairá do PL “somente se o ex-presidente Jair Bolsonaro também deixar o partido”.

A fala do parlamentar acontece após indicativos de que ele poderia deixar a sigla, presidida em nível estadual pelo senador Magno Malta.

“Não há possibilidade de eu deixar o PL. Continuo tendo boa relação com Magno Malta. As pessoas espalham esses boatos sem sentido, mas não vai acontecer”.

Presidente na segunda edição do “Bora Dialogar”

Após ter promovido evento em Vitória para dialogar sobre sua atuação como presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) vai promover a segunda edição do “Bora Dialogar”. Desta vez será em Irupi, na região do Caparaó, na quinta-feira (14), às 18 horas. Marcelo tem focado cada vez mais nos municípios do interior, rumo ao objetivo de se tornar deputado federal. É considerado um dos principais nomes da federação União-Progressista.

Galeria 

Direto de Aracruz

O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), bateu ponto na 26ª Expo Aracruz. Vestido a caráter, com um “chapelão”, esteve na companhia do prefeito, Doutor Coutinho (PP). Circulou por toda a feira, considerada uma das maiores do Estado no segmento.

“Hora de Endireitar”

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), esteve recentemente em Ibatiba. Ao lado do vice-prefeito, Ezequias Mariano (PL), disse que era “hora do Espírito Santo se endireitar a um futuro melhor”.

Totens de Segurança

Deputado Fabrício Gandini (PSD) pediu ao governador Renato Casagrande (PSB) a instalação de totens de segurança com reconhecimento facial na Grande São Pedro, em Vitória. A medida beneficiaria cerca de 50 mil moradores de 10 bairros. Gandini já articulou a instalação de um totem para o bairro de Jardim Camburi, maior da capital, que tem a previsão de entrar em breve em funcionamento.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: