Malta admite disputar governo
As principais notícias da política capixaba, com bastidores e movimentações dos partidos
Após ter conseguido aparar arestas na relação com o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, o senador Magno Malta anunciou ontem que, a depender do cenário, poderá entrar na corrida ao Palácio Anchieta no próximo ano.
A declaração aconteceu durante sessão solene em homenagem a Olavo de Carvalho na Câmara de Vitória. O proponente do encontro foi o vereador Dárcio Bracarense (PL).
“Vou conversar com a direita e com o centro. É hora de nos juntarmos para ganhar uma guerra. Mas não pode ter cheiro de conversas aqui e lá, nunca quis isso. Se houver necessidade, não vou pensar duas vezes em ser candidato a governador do Estado no ano que vem”, declarou Malta para aliados.
Cabe lembrar que existe conversa para PL e Republicanos se juntarem. Uma possibilidade é Malta apoiar Pazolini (Rep) ao governo, e o Republicanos apoiar candidato do PL ao Senado.
Indiretas do presidente
Malta também criticou integrantes do PL e da direita capixaba que não têm defendido pautas como a Anistia. “Tem que gravar vídeo, defender Bolsonaro. Ao contrário, não vai ter jeito”. Nos bastidores, um dos alvos da fala teria sido o ex-deputado Manato, cada dia mais perto de deixar o PL, além de políticos que têm feito aliança com prefeitos sem autorização prévia.
Acenos de lá continuam
Um dia antes de Malta afirmar que pode disputar o governo, Erick Musso e Pazolini fizeram mais um aceno a Malta e ao eleitorado bolsonarista do Espírito Santo, nomeando Eugênio Inácio Martini (PL) como gerente da Central de Serviços do Centro de Vitória. Fala do senador pode estremecer o “namoro” entre as duas maiores siglas da direita capixaba.
Teve despedida de solteiro!
Após a confirmação da federação União-Progressista, lideranças locais do PP, como deputados federais Da Vitória e Evair de Melo, além do vereador Anderson Goggi, e secretário-geral da sigla, Delmaestro, almoçaram juntos e postaram: “despedida de solteiro”. O “casamento” das siglas será na terça.
Confirmados
O governador Renato Casagrande (PSB) estará hoje na tradicional Romaria dos Homens da Festa da Penha. Vai participar da Missa e em seguida deverá fazer o percurso.
Quem também vai participar do evento será o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Conforme a coluna antecipou na última semana, ambos deverão estar cercados de seus aliados, tal qual aconteceu no Carnaval de Vitória em fevereiro.
Deputados escolhem lado em eleição de moradores
A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro República, em Vitória, acontece amanhã. Duas chapas estão na disputa, que ganhou a atenção do cenário político. A chapa 2, que tem como presidente o funcionário público Antônio Carlos Fraga e como vice a professora aposentada Maria Ângela Marcelino Carvalho Veltem, a Anginha, recebeu apoio dos deputados Gandini (PSD), Bahiense (PL), Coronel Weliton (PRD) e Mazinho (PSDB).
Galeria
Capixaba nomeada
O presidente Lula (PT) nomeou Luna Oliveira Lucchesi Ramacciotti como juíza substituta para o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), em decreto assinado por Lula e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Sem trabalho presencial
Comunicado interno da Assembleia assinado pelo presidente Marcelo Santos (União) diz que não haverá expediente presencial durante a próxima semana. O motivo é a substituição de tubulações comprometidas, além da necessidade de mudança da rede hidráulica. Obras seguem no Legislativo capixaba.
Mais um livro à vista
Deputado federal Gilson Daniel (Podemos) aproveitou o Dia Mundial do Livro para anunciar: em breve, vai lançar sua segunda obra, voltada para a gestão pública. “Nova contribuição para quem acredita que o serviço público deve entregar resultados”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



