Maioria da bancada quer anistia
Confira a coluna desta quarta-feira (26)
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a decidir se aceita ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por tentativa de golpe de Estado, no Congresso, o projeto envolvendo uma possível anistia a presos e condenados pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023 segue tramitando, mas travado devido à viagem dos presidentes da Câmara e do Senado junto ao presidente Lula (PT) à Ásia.
Na bancada capixaba, a maioria é favorável à anistia, com seis dos dez se manifestando positivamente ao projeto: Josias Da Vitória (PP), Evair de Melo (PP), Gilvan (PL), Gilson Daniel (Podemos), Victor Linhalis (Podemos) e Messias Donato (Republicanos). Todos os citados são filiados a partidos de centro-direita ou direita. Evair, que é vice-líder da oposição na Câmara, chegou a acompanhar Bolsonaro hoje no STF.
Tema de sessões
O tema do julgamento de Bolsonaro foi foco de discussão até em sessões de câmaras municipais, tanto em defesa do ex-presidente quanto contra. Enquanto votavam veto da Prefeitura de Vitória à proposta que previa caráter indeterminado a laudo que atesta deficiência permanente, parlamentares abordavam o assunto, tanto contra quanto a favor.
Veto derrubado
O veto da prefeitura ao projeto de autoria do vereador Davi Esmael (Rep), aliás, foi derrubado com 17 votos a 0 e não passou batido por parlamentares da base. O presidente da Câmara, Anderson Goggi (PP), chegou a questionar: “O prefeito vetou para tentar constranger a base?”, disse, fazendo questão de manifestar também seu voto pela derrubada do veto.
Colatina na Câmara
A sessão da Câmara de Deputados de ontem foi aberta por dois deputados nascidos em Colatina: Victor Linhalis (Podemos) e Paulo Foletto (PSB). Colatina é, aliás, a cidade com mais representantes do Estado na Câmara: Jack Rocha (PT) e Da Vitória (PP) também nasceram na cidade.
Doação
O senador Marcos Do Val (Podemos) foi à sede da polícia Federal em Brasília para reaver seus bens apreendidos em 15 de junho de 2023, após determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Porém, não foi autorizada a devolução de uma pistola portátil Glock .380, da qual Do Val possui registro e porte para segurança pessoal. Diante disso, o senador informou que irá formalizar um pedido de doação da arma à Polícia Federal.
Reconhecimento mundial
O Fundo Soberano do Espírito Santo foi escolhido o terceiro melhor do mundo, e o melhor da América Latina, em levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Fundos Soberanos (Iefs), que avaliou 100 fundos em todo o planeta que, juntos, somam um patrimônio estimado de U$ 11,8 trilhões (R$ 67,14 tri). O estudo avalia 20 itens para definir se o fundo analisado possui elevados padrões de governança, transparência e estrutura. O fundo capixaba obteve 15 pontos.
Galeria
Lançamento
O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes está em Brasília para participar do lançamento do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid).
Risco na ponte
A ponte sobre o rio Cricaré, em São Mateus, apresenta sinais de desgaste e preocupa autoridades e moradores. O prefeito Marcus da Cozivip (Pode) registrou a situação e encaminhou ao deputado Fabrício Gandini (PSD), que alertou sobre o risco à segurança. Como presidente da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101, Gandini cobrará providências da Ecovias 101 e da ANTT em reunião marcada para 3 de abril.
Em Curitiba
O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND) e diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, participará, de hoje até sexta-feira, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana que acontece em Curitiba (PR), dentro do Smart City Expo Curitiba 2025.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



