Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Mar de opções para Arnaldinho

Confira a coluna de sábado (22)

Rodrigo Péret, do jornal A Tribuna | 24/03/2025, 13:59 h | Atualizado em 24/03/2025, 13:59

Imagem ilustrativa da imagem Mar de opções para Arnaldinho
Rodrigo Péret

Convites de filiação não faltam para o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo, que anunciou oficialmente sua saída do Podemos. Em alta no mercado político após sua reeleição no ano passado, Arnaldinho já teria recebido convites de partidos da direita, da centro-direita e até da centro-esquerda, conforme relatos de interlocutores, que citaram o União Brasil, o PSB e o Republicanos como exemplos. “Sim, o convite já foi feito”, confirmou o presidente do PSB-ES, Alberto Gavini, à Coluna.

Mas o prefeito não teria pressa e poderia esperar até 2030, já que não poderá disputar a prefeitura em 2028 e prometeu não renunciar para disputar eleição ano que vem. Nos bastidores, fala-se que uma candidatura ao governo na próxima eleição só aconteceria se o prefeito receber a bênção do governador Renato Casagrande (PSB), o que impediria sua filiação a partidos que não integrem a base do governo.

Possibilidade

Questionado se uma eventual filiação de Arnaldinho ao PSB poderia significar uma candidatura em 2026, seja para governador, senado ou vice-governador, Gavini não descartou a possibilidade. “Se ele se filiar, pensaremos juntos nisso”. Arnaldinho nutre boa relação com o atual governador e frequentemente aparecem juntos em agendas.

Queda de braço

A desfiliação de Arnaldinho signfica que o deputado federal e presidente estadual do Podemos Gilson Daniel venceu a “queda de braço” interna do Podemos. Os dois interromperam diálogo antes das eleições do ano passado e Arnaldinho teria, segundo interlocutores, tentado articular com o diretório nacional da sigla uma mudança no comando estadual.

Em fase de crescimento

Imagem ilustrativa da imagem Mar de opções para Arnaldinho
Prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), em vídeo nas redes sociais |  Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), publicou vídeo brincando com o costume de aproveitar para fazer um lanche durante eventos e reuniões que participa. “Esfomeado não! Assim como a Serra, eu estou em fase de crescimento!” brincou o prefeito.

Dano a veículos

Tramita na Assembleia projeto que quer obrigar empresas de estacionamento rotativo pago no Estado a pagarem indenização em caso de furtos, roubos e danos em veículos.

A indenização proposta pelo deputado Denninho Silva (União) considera tanto furto ou roubo total do veículo, quanto furto parcial de bens integrados ao automóvel. Para exigir o direito, o consumidor deve apresentar o tíquete e o Boletim de Ocorrência.

Definidos os nomes da chapa única na Amunes

A chapa única para a eleição da Amunes está definida. Encabeçada pelo prefeito de Nova Venécia Lubiana Barrigueira (PSB), a chapa terá o prefeito de Piúma, Paulo Cola (Cidadania), na vice; a prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarne (MDB), como tesoureira; e o prefeito de Pinheiros, Edilson Monteiro (PSB), como secretário. A Coluna já havia antecipado, em dezembro do ano passado, que Barrigueira e Cola seriam os novos presidente e vice da Associação.

Galeria

Aceitou o teste

A pedido do deputado Fabrício Gandini (PSD), o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, aceitou o desafio e testou o sensor de glicose, que evita o uso de agulhas. O teste faz parte da discussão de um projeto de Gandini que propõe oferta gratuita do dispositivo a crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. Hoffmann vai usar o sensor por 14 dias para avaliar a proposta.

Visita a obras

O deputado Bruno Resende (União), visitou o início das obras de duplicação da Rodovia do Frade, em Cachoeiro de Itapemirim. As obras começaram neste mês e devem durar três anos, num investimento de R$ 183 milhões do governo estadual.

Contra o racismo

O vereador de Vitória Bruno Malias (PSB), propôs projeto de lei que estabelece medidas para coibir a discriminação em estádios, arenas e eventos esportivos da capital.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: