Vice-governador se movimenta de olho em 2026
Ricardo Ferraço já busca estrategistas políticos para reforçar projeto
Os movimentos rumo às eleições de 2026 estão se intensificando desde outubro passado, quando aconteceram as eleições municipais. O governador Renato Casagrande (PSB) chegou a dizer, com todas as palavras, que caso deixe o Palácio Anchieta para disputar o Senado no próximo ano — para isso, teria de deixar o cargo até abril —, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) seria escolhido como nome natural para disputar as eleições pelo grupo do socialista.
Com isso em mente, especialmente nas últimas semanas, o mercado político tem percebido que Ricardo tem se movimentado cada vez mais. De Norte a Sul do Estado, tem aparecido em solenidades junto ao governador. Tem tido discursos de destaque nesses eventos, e em suas falas aborda o crescimento do Estado e como os investimentos realizados pelo governo nos últimos anos foram importantes para os municípios.
Nos bastidores, Ricardo já tem buscado estrategistas políticos para reforçar esse projeto. As redes sociais dele, por exemplo, mudaram muito nos últimos meses. Recentemente, publicou vídeo dentro de um carro de aplicativo, conversando com o motorista a respeito da redução dos impostos para o gás natural veicular (GNV).
O projeto envolvendo Ricardo também está sendo abraçado pelos aliados de Casagrande. Sergio Vidigal (PDT), Euclério Sampaio (MDB), e Arnaldinho Borgo (Podemos), sobretudo, têm dito a exata frase do governador: "Ricardo é o candidato natural". Todos eles, além do secretariado de Casagrande, já demonstram que estão no projeto do emedebista, e estarão lado a lado com ele, caso seja escolhido.
Entretanto, ainda há água para rolar embaixo da ponte. O lançamento do nome de Ricardo vai depender das outras peças desse tabuleiro. O grupo de Casagrande irá estudar o candidato de acordo com seus adversários. A depender de quem se colocará em 2026, avaliam que outro nome pode ser escolhido. Este ano servirá para "pavimentar o caminho" para as eleições de 2026. O jogo já está sendo jogado pelas principais peças, seja do grupo do governador de outros atores.
Nesse período, além de intensificar sua presença nos eventos oficiais e também repaginar suas redes sociais, Ricardo também terá o auxílio de seu pai, prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP). O veterano, que está à frente de seu quinto mandato na Prefeitura de Cachoeiro não irá ajuda-lo somente como chefe do Executivo municipal, mas sobretudo com sua experiência e influência política na região Sul.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Nesta segunda-feira (13), por exemplo, Ricardo e Casagrande anunciaram a reforma e ampliação do aeroporto de Cachoeiro, que terá nova pista, novo terminal e novos acessos. A ordem de serviço será na terça-feira (14). Essas obras já são sinais de como Ricardo deve se movimentar em sua cidade natal, sobretudo nos próximos meses.