Vereadores da Serra não desistiram
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Embora a Procuradoria da Câmara da Serra já tenha explicado a situação a respeito da possibilidade de nova eleição da Mesa Diretora — devido ao afastamento de quatro vereadores por suspeita de corrupção —, alguns parlamentares comentaram em sigilo que vão tentar fazer um movimento para que seja possível eleger nova Mesa, incluindo novo presidente.
A leitura de alguns vereadores é que desta forma a “página” seria virada, ou seja, que somente assim a instabilidade política gerada por conta dos afastamentos poderia começar a ser superada. “No formato que está, com o vice William Miranda (União) tendo assumido, até mesmo votações vão ser prejudicadas”, comentou uma das lideranças.
Conforme a coluna destacou, antes da manifestação da Procuradoria, que apontou que o Regimento não previa novas eleições, alguns pares já estavam mergulhados nas articulações.
E agora? como fica?
Com o afastamento por tempo indeterminado do presidente da Câmara, Saulinho (PDT), a base pedetista começa a se atentar para o planejamento estratégico de 2026. Até agora, Saulinho era considerado peça fundamental na chapa para deputado estadual, enquanto Serginho Vidigal (PDT) para federal. Resta saber se o desenho sofrerá alterações.
Ainda avalia partido
Outra indefinição que envolve Serginho é: se disputar vaga à Câmara, será por qual partido? nos bastidores, há desconfiança de que o PDT não consiga montar chapa, e se isso acontecer, o PSB pode ser um caminho. Entretanto, pré-candidatos do partido não veem a chegada dele com bons olhos, já que creem que ele conseguirá “puxar” muitos votos da Serra.
Pedalinho “nota 10”
Prefeito Pazolini (Republicanos) testou o BiClean, uma tecnologia que une diversão e sustentabilidade: “pedala, limpa a Baía e ainda ajuda a preservar o meio ambiente”, disse. Pedalinho foi aprovado pelo próprio prefeito. “Nota 10”, brincou um interlocutor, apontando o número de urna do Republicanos.
Malas prontas
Conforme a coluna antecipou, a viagem do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), será na terça-feira. Acompanhado de Da Vitória (PP) e Victor Linhalis (Pode), tem agenda com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.
Intenção é alinhar a filiação ao PP, mas existem alguns detalhes a serem conversados pessoalmente: a sigla vai garantir ao prefeito legenda para disputar o governo? é esse o pedido de Arnaldinho.
TRE-ES é o 2º melhor colocado do País
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) é o segundo tribunal mais avançado do Brasil na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com 84,9% e classificado como “aprimorado”, de acordo com o resultado da autoria realizada pelo Tribunal de Contas da União.
O TCU analisou os dados de 357 órgãos estaduais e entidades federais em 2024 e divulgou o resultado no final de agosto.
Emendas para a cidade
Deputado federal Messias Donato (Rep) fez um balanço e apontou que já garantiu mais de R$ 70 milhões de emendas a Cariacica. Segundo ele, os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura, pavimentação e drenagem, além de melhorias em equipamentos públicos e reforço nos serviços de saúde.
Vereador fala em omissão
Vereador de Vitória Armandinho Fontoura apontou que está havendo omissão da Caixa Econômica e protocolou uma notícia de fato junto ao Ministério Público Federal. O parlamentar cobra investigação da postura da instituição, que, segundo ele, se mostrou conivente com a ocupação do Edifício Castelo Branco, imóvel em obras para receber a nova sede da Câmara.
Visita técnica
Vereador de Cariacica Marcelo Zonta (PSB) fez visita técnica na linha férrea de Cariacica junto com representantes da VLI atrás de melhorias para a região de Campo Grande.