Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Momento de cautela no Norte

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 26/09/2025, 12:55 h | Atualizado em 26/09/2025, 12:55

Imagem ilustrativa da imagem Momento de cautela no Norte
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

A operação Estado Presente desembarcou em Colatina. Desta vez, mais de 130 agentes de segurança foram às ruas da Princesinha do Norte para combater a criminalidade.

Para acompanhar a força-tarefa, o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB) — que lidera o Estado Presente —, esteve com o prefeito Renzo Vasconcelos (PSD). Politicamente, a visita do vice-governador aponta que o governo do Estado tem se aproximado cada vez mais de Renzo, que preside um partido que está tentado a apoiar a candidatura de Lorenzo Pazolini (Republicanos) ao governo.

Apesar disso, interlocutores da prefeitura ressaltam: o prefeito segue cauteloso, dialogando com os lados de forma estratégica. “Renzo já sofreu por ter declarado lado precocemente no passado, e acabou sem mandato. Queremos manter diálogo com todos, pois não sabemos como será o dia de amanhã”.

Legislativo e bastidores

Ricardo também esteve com 13 dos 15 vereadores, além de ter encontrado outras lideranças locais. Nesta sexta-feira (26), será a vez de Casagrande visitar a cidade para repasse de recursos do Acordo de Repactuação do Rio Doce — secretaria liderada pelo ex-prefeito Guerino Balestrassi (MDB), ferrenho opositor de Renzo. Devem ficar lado a lado na solenidade.

Lá na frente....

Deputado Da Vitória (PP) se reuniu na quinta-feira (25) com Casagrande, Ricardo e Marcelo Santos. Falaram sobre a importância de a federação União-Progressista caminhar com o governo, e disse que Casagrande tem segurança de que isso acontecerá. À coluna, Da Vitória também ponderou que continua alinhado com Pazolini, e que “lá na frente tudo é possível”.

Bons sinais ao governador

O governador Renato Casagrande (PSB) garantiu seu kit para a prova das 10 Milhas Garoto. O número do socialista chamou atenção em vídeo postado por ele nas redes sociais: 40-2026. 40 é o número de urna do PSB, e em 2026 haverá eleição, e Casagrande é cotado para a disputa. Sinais,

Acabou o amor?

Após a Justiça ter suspendido a reintegração de posse do Edifício Castelo Branco, localizado no Centro e que estava sendo viabilizado para se transformar na nova sede da Câmara de Vitória, nos bastidores o presidente da Casa, vereador Anderson Goggi (PP), já começa a buscar outras alternativas, por conta das dificuldades enfrentadas para conseguirem o prédio de vez.

A Caixa deu mais 30 dias para que o imóvel seja desocupado.

Presidente nacional do PT garante Helder Salomão

Reunião em Brasília da bancada capixaba petista conseguiu o aval do presidente nacional do PT, Edinho Silva, para que a pré-candidatura do deputado federal Helder Salomão ao governo do Estado comece a ser articulada.

“Nos próximos dias, serão realizadas conversas com o presidente Lula e outras lideranças. Será processo amplo de articulação”, afirmou o presidente estadual do PT, João Coser. Desta forma, mais uma peça chega ao tabuleiro.

Galeria

Exonerado por foto

Secretário de Turismo de Marataízes, Breno Regis foi exonerado pelo prefeito Toninho Bitencourt (Pode). Segundo vídeo gravado pelo próprio, a exoneração aconteceu por ter posado para foto com o ex-prefeito Thiago Peçanha. O post em questão manifestou apoio a Pazolini (Rep). Segundo Regis, o prefeito ressaltou que a foto poderia desgastar a relação da administração com o Palácio.

Único deputado do Estado

Deputado federal Evair de Melo (PP) foi o único capixaba presente na CPMI do INSS, que tem ouvido o “Careca do INSS”, um dos principais investigados do caso.

Segurança na Serra

Deputados da Serra, Xambinho (Pode), Fábio Duarte (Rede), Muribeca (Rep) e Vandinho (PSDB), se reuniram com o secretário de Estado da Segurança Leonardo Damasceno para cobrar reforço na segurança após os recentes episódios de violência. Ação é aperitivo das eleições. A Serra promete ter vários candidatos à Ales.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: