Candidatura do PT na Serra
Artigo publicado na edição de terça-feira (06) do jornal A Tribuna
A vereadora da Serra Elcimara Loureiro está prestes a deixar o PP para integrar o PT. A mudança teria um objetivo: ser candidata à prefeitura do município pelo partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A troca de agremiação está, segundo Elcimara, perto de ser sacramentada e a possível candidatura não é descartada por ela. “Tudo foi bem alinhado, conversado com os dirigentes partidários do PP. Falta apenas os trâmites burocráticos. Estou chegando no PT para somarmos forças e coloco o meu nome à disposição do partido”, afirmou a vereadora.
O presidente do PT serrano, Miguel Júnior, disse que a sigla está construindo chapa proporcional forte junto à candidatura a prefeito ou prefeita com viés democrático e progressista. “Minha história pública sempre se deu no campo progressista, considerado campo das políticas de esquerda”, disse ela.
Melhores condições
Tanto PT e PDT, este último comanda a Prefeitura da Serra, são da base aliada do governador Casagrande (PSB). Para Miguel Júnior isso não será obstáculo. “Vamos viabilizar uma candidatura forte. Em 2016 e 2020 nos deixaram isolados na cidade. Agora estamos em melhores condições e com o conjunto partidário afim de uma construção de verdade”
Mais zelo
Ainda segundo o dirigente partidário do PT da Serra, em 2020 a atual administração do município queria o PT na campanha, mas não no palanque. “E mesmo assim o PT apoiou. Tiramos a pré-candidatura da Fernanda Souza e pagamos caro por isso. Ficamos sem representação no Legislativo. Em 2024 vamos tratar com mais zelo”, disse Miguel Júnior.
Escrivão, trovador e coronel
Escrivão aposentado da Polícia Civil, Clério José Borges também dedicou a vida a escrever outro tipo de texto: a trova. Ele esteve na Tribuna Popular da Assembleia para destacar a importância dela. O convite foi de Coronel Wellinton (PTB), que deseja acabar com o estigma, para alguns, de que militares seriam arbitrários e truculentos. “Acreditamos na letra, na arte, nas coisas simples”.
Leia mais
Ex-ministro
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia receberá nesta terça, às 10h30, o ex-ministro da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Carlos Carvalho.
Capixaba de Jerônimo Monteiro, Carvalho foi um dos idealizadores e fundadores do Ibama e contribuiu com a criação da primeira Lei Florestal Estadual do País. O convite a ele foi feito pelo presidente do colegiado, deputado Fabrício Gandini (Cidadania) por conta das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que seguem até sexta.
Deputados mantêm veto à transferência de armas
Os deputados decidiram na Assembleia, segunda-feira, pela manutenção do veto do governador a um projeto do deputado estadual Danilo Bahiense (PL).
O texto previa a possibilidade dos órgãos da Segurança Pública do Estado transferirem aos integrantes que se aposentarem as armas de fogo utilizadas por eles durante o tempo de serviço ativo. Dos 30 deputados da Casa de Leis, 24 foram a favor do veto e quatro contrários.
Galeria
Acordo
No domingo, a coluna Plenário destacou que o governo vetou o projeto de Danilo por entender ser de competência da União deliberar sobre as armas aos policiais aposentados, mas que as partes entraram em acordo para a criação de uma norma baseada em uma portaria da Polícia Federal de conteúdo parecido.
Gestantes em concursos
A Comissão de Finanças da Assembleia deu parecer favorável a projeto que possibilita às gestantes a remarcação do teste de aptidão física em concursos públicos no Estado. A proposta é de Capitão Assumção (PL) e obriga as empresas organizadoras a fazerem novo agendamento.
Prestação de contas
O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Martins Altoé, prestará contas do primeiro quadrimestre de 2023, dia 19, na Assembleia.