Delmaestro descarta debandada
Artigo publicado na edição de sábado (03), do jornal A Tribuna
Secretário-geral do PP no Espírito Santo e presidente da sigla em Vitória, Marcos Delmaestro não acredita em debandada de prefeitos do partido por conta de suposto afastamento da legenda do governo de Renato Casagrande (PSB).
A coluna Plenário abordou com exclusividade a possibilidade, sexta-feira (2), com relatos de prefeitos que não negaram ir em busca de outro abrigo caso o racha de fato se concretize.
Diferentemente porém do que foi publicado, o PP conta hoje com 12 prefeitos, segundo Delmaestro, e não seis. Meia dúzia foi a quantidade que saiu das urnas em 2020.
“Somos todos aliados do governador. Não existe risco de debandada porque não iremos nos afastar. Estamos conversando com mais seis prefeitos para tentar trazê-los”, garantiu Marcos Delmaestro.
Novo modelo
Perguntado o porquê então dos rumores sobre racha, Delmaestro negou que haja uma busca por maior espaço no governo como foi cogitado, mas contou que pactos feitos há quatro anos precisam ser ajustados.
“Pelos novos desafios, estruturas, formas de trabalhar. É um novo governo, novos ajustes e condutas, precisamos entender o novo modelo”.
Peso na escolha
Eleita pelo Solidariedade e aliada do governo, a prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese, deixou o partido por conta dele não ter apoiado Casagrande na eleição. Ela hoje é cotada para tentar a reeleição pelo PP, onde diz ter grandes amigos e parceiros, mas não negou que um racha da sigla com o governo possa pesar na decisão por uma nova casa.
Vida no campo
O líder do governo na Assembleia, deputado Dary Pagung (PSB), mostra que tem outras habilidades além de comandar a articulação do Palácio Anchieta. Em seu tempo de lazer na roça, ele tira leite direito da fonte, das tetas da vaca, para tomar com o cafezinho. “Coisa boa é vida na roça”, diz ele.
Empossada
A procuradora-geral de Justiça do MP-ES, Luciana Andrade, tomou posse esta semana, em Brasília, como presidente do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP dos Estados e da União (CNPG). O GNEP tem como função propor estratégias de implementação de políticas públicas que gerem condições para a integração social de condenados, atenção a presos provisórios, entre outros.
Leia mais
Explosivos e combustíveis em debate na segunda
A CPI para apurar e investigar a comercialização, o uso e manuseio de explosivos e combustíveis no Estado tem reunião marcada para segunda-feira, às 11 horas, na Assembleia. Na oportunidade será apresentado um plano de trabalho e votação de pontos da pauta. A CPI, que é presidida por Denninho (União), vai oficiar órgãos relacionados ao tema em busca de documentação, solicitar acompanhamento policial nas vistorias de campo, entre outros.
Galeria
Presença de órgãos
O colegiado que tratará sobre explosivos e combustíveis promete ainda requisitar a presença de representante de órgãos como Procon, Ipem, Delegacia do Consumidor, Detran, Iema, Ibama, Petrobras, Secretaria da Fazenda, DER, Procuradoria-Geral de Justiça para acompanhar suas reuniões. “Bem como pedir cópias de autuações e resultados de diligências relacionadas ao seu objeto”.
Treinamento de contas
O comprador público, articulista e palestrante de licitações e contratos Ronaldo Corrêa será instrutor de um treinamento organizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) voltado para seus membros. O evento acontecerá em 27 de julho, no auditório da Corte, e terá como mediador o auditor de Controle Externo e Coordenador do Núcleo de Licitações e Contratos, Lucas Salim.
Tribuna Popular
As dificuldades de atendimento e a saúde mental de gestantes estarão entre os temas da Tribuna Popular na sessão desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa.