Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Câmara pode ter nova eleição

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 15/08/2025, 13:03 h | Atualizado em 15/08/2025, 16:57

Imagem ilustrativa da imagem Câmara pode ter nova eleição
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Com a denúncia feita pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) contra quatro vereadores da Serra por suposta corrupção passiva, nos corredores do Legislativo municipal a possibilidade de nova eleição da Mesa Diretora já é discutida.

Isso porque há pedido de afastamento de três parlamentares que fazem parte da Mesa Diretora, incluindo o presidente, Saulinho (PDT). Ainda constam na lista o 1º secretário, Cleber Serrinha (MDB); e o 2º secretário, Wellington Alemão (Rede). Além deles, Teilton Valim (PDT) também é alvo da denúncia.

Caso o juiz entenda que há necessidade do afastamento, os suplentes, em prazo determinado pela Casa, deverão ser convocados. São: Willian da Elétrica (PDT), Sergio Peixoto (PDT), Marcelo Leal (MDB), e Thiago Peixoto (Psol). A Câmara, até o fechamento, não havia sido notificada. Segundo a coluna apurou, a decisão do juiz só deve ser tomada na próxima semana.

Republicano de olho

Antes de Saulinho ser escolhido presidente, o ex-mandatário Rodrigo Caldeira (Republicanos) era um dos nomes cotados para a disputa. Do partido de Pablo Muribeca (Republicanos), oposição a Saulinho e ao prefeito Weverson Meireles (PDT), pode tentar, a depender de qual for a decisão do juiz, colocar seu nome novamente à disposição dos pares.

Coronel de saída

Enivaldo dos Anjos (PSB), prefeito de Barra de São Francisco, continua com olhos em 2026. Conforme a coluna publicou mês passado, já deixava indícios que podia renunciar para se lançar ao Senado. Agora, confirma que o fará. Atitude não surpreende aliados, pois quase não disputou reeleição. Já era vontade encaminhar Wanderson Melgaço (PSB), seu vice.

Especialista em moer café

Deputada estadual Raquel Lessa (PP) participou da 13ª Semana Cultural Italiana, em Jaguaré. Apaixonada por café, fez questão de participar da competição de quem consegue moer os grãos mais rápido.

“Chegou a levar o café moído para seu gabinete?”, brincou um seguidor.

Exonerada

Diário Oficial da Prefeitura de Vitória trouxe na última quinta-feira (14), a publicação da exoneração de Tatiane Januário da Silva Pereira, que estava lotada na Secretaria de Fazenda.

Tatiane é irmã do deputado estadual Denninho Silva (União). A exoneração aconteceu paralelo a um vídeo publicado por Denninho, em conjunto com Ricardo Ferraço (MDB), no qual declarou, conforme a coluna chegou a publicar dias atrás, que vai apoiar quem Euclério indicar em 2026.

Capixabas acompanham sexta-feira lançamento de Zema

Acontece nesta sexta-feira (15), em São Paulo, evento nacional do partido Novo, no qual será anunciada de forma oficial a pré-candidatura de Romeu Zeman (Novo) à presidência da República. O presidente estadual da sigla, Iuri Aguiar, confirmou que vai participar, junto ao vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) e ao vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Júnior Corrêa (Novo).

Também pretendem, na solenidade, oficializar a pré-candidatura de Monjardim para concorrer uma das duas vagas capixabas ao Senado.

Galeria 

Mais acenos em breve

Conforme a coluna no último mês, a ex-senadora Rose de Freitas (MDB) está no jogo político. Expectativa é de que a partir de agora, diversas lideranças do Estado comecem a citar o nome dela quando forem perguntadas sobre um dos votos ao Senado. A ver.

Meia-entrada aprovada

A Câmara de Vila Velha aprovou projeto que garante meia-entrada para jornalistas e radialistas em enventos culturais da cidade. Projeto é do presidente da Câmara, Osvaldo Maturano (PRD).

Casa da mulher capixaba

No mês em que se debate o combate à violência doméstica e em que se completam 19 anos da Lei Maria da Penha, o vereador de Vitória Aylton Dadalto (Rep) propôs como tema da 4ª reunião da Comissão de Segurança Pública a discussão sobre iniciativas de proteção à mulher. Entre as ações está criação da Casa da Mulher Capixaba, espaço destinado a acolher mulheres vítimas de violência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: