Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Calça e jaqueta jeans não mais

Artigo publicado na edição desta terça-feira (16), do jornal A Tribuna

Kleber Amorim, do jornal A Tribuna | 16/05/2023, 13:42 13:42 h | Atualizado em 16/05/2023, 13:43

Imagem ilustrativa da imagem Calça e jaqueta jeans não mais
O deputado estadual Sergio Meneguelli usando sua tradicional calça jeans e jaqueta, com camiseta. |  Foto: Reprodução/Instagram @sergiomeneguelli

Os deputados estaduais aprovaram, ontem, projeto de resolução do presidente da Assembleia Marcelo Santos (Podemos) que obriga o uso de terno em plenário por pessoas do sexo masculino e homens transgêneros.

O tema colocou em lados opostos Marcelo, que é também o decano da Casa com seis mandatos consecutivos, e o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), bastante popular nas redes sociais. Desde que tomou posse Meneguelli usava a tradicional camisa “Eu amo Colatina”, mais jaqueta e calça jeans.

Leia mais sobre Plenário aqui

“Os trajes nas câmaras, assembleias, assim como em órgãos que exigem maior formalidade como no Poder Judiciário são tratados e definidos em estatutos ou regimentos internos. Então se a Assembleia optar por exigir o uso de terno e gravata será obrigatório entre os deputados”, analisa Flávio Fabiano, advogado especialista em Direito Constitucional.


Chapelão e farda podem

Um dos questionamentos de Meneguelli antes de aprovado o projeto era sobre o uso de fardas e apetrechos como chapéu em plenário. Capitão Assumção (PL) faz o uso da primeira e Pablo Muribeca (Patriota) do segundo. A proposta aprovada trouxe em seu texto a liberação da farda, e quanto ao chapéu se omitiu, o que foi o mesmo que permitir.


Parlamentar cassada

A vereadora Ivone Schliewe Guilherme, da Câmara de Santa Maria de Jetibá, foi cassada, ontem, por decisão da Justiça Eleitoral. O motivo foi a troca do PDT pelo PTB fora da janela partidária. Ivone não poderá recorrer e na sessão ordinária de ontem já não participou. Seu suplente é  Arlindo Repke (PDT), que tomará posse na próxima segunda-feira.


Fã de baladas românticas

O deputado estadual Danilo Bahiense (PL) mostrou um outro lado: o de fã das baladas românticas. O parlamentar, que fez aniversário recentemente, foi presenteado com um LP de 1973 do grupo brasileiro Pholhas, chamado “Dead Faces”. Empolgado, Bahiense contou que o álbum embalou sua adolescência e lhe traz boas lembranças.

Leia mais

Ministro no Estado nesta segunda

Justa causa para sair de fusão


Estímulo

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, esteve ontem, em evento do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) onde destacou a importância da transparência na administração pública. “Por mais capacitados que sejam os auditores, não há como auditar tudo com o mesmo padrão. Quando damos transparência às nossas ações, incentivamos que a sociedade também fiscalize, estimulamos o sentimento de cidadania”, afirma.


Absolvidos

Por 5 votos a 2, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) acatou recurso do prefeito de Itaguaçu, Uesley Corteletti, e da sua vice, Ana Brígida, que haviam sido cassados pela Justiça Eleitoral do município. Ambos são do Republicanos e foram acusados, entre outras coisas, de supostamente contratarem grupo paramilitar para coagir adversários de outra coligação na eleição de 2020. No primeiro julgamento Corteletti também ficou inelegível e agora não mais.


galeria

Penalidades

Foi aprovado, com emenda, projeto na Assembleia, que estabelece penalidades administrativas a pessoas, empresas e agentes públicos que discriminem as pessoas com deficiência (PcDs). A proposta, do deputado Allan Ferreira (Podemos), foi acolhida na sessão de ontem.

Dia do Defensor Público

Em homenagem ao Dia da Defensoria Pública e do Defensor Público, que é celebrado na próxima sexta-feira, a Assembleia realizará uma sessão solene em comemoração da data, hoje, às 19 horas. A iniciativa é do deputado Marcelo Santos e da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adepes).

Semana de enfermagem

A 2ª Semana de Enfermagem da Assembleia foi aberta ontem e seguirá até quinta-feira com atendimentos gratuitos à população com diversos serviços de saúde. Está sendo no térreo da Casa das 9 às 16 horas.

Leia mais

Aumentos votados na surdina

Inferno astral parlamentar

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: