Ministro no Estado nesta segunda
Artigo publicado na edição deste domingo (14), do jornal A Tribuna
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, vem ao Estado nesta segunda-feira falar sobre transparência na administração pública.
Ele participa da abertura oficial da elaboração do novo Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) para o período de 2024 a 2037.
O ministro conduzirá a palestra “O papel dos Tribunais de Contas do futuro” com o objetivo de trazer reflexões e dados sobre as formas de incrementar a transparência na administração pública, incentivar sua transformação digital e reforçar o controle da responsabilidade fiscal.
Em tempos de aprovação de projetos em benefício próprio por parte de deputados estaduais e vereadores do Espírito Santo e que ainda elevarão os gastos públicos, a palestra parece ocorrer em boa hora aqui.
Ferramenta
No evento do TC-ES, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Rodrigo Chamoun, apresenta o tema “Planejando o futuro: pessoas, processos, produtos e tecnologia ao longo dos anos no TC-ES”. Para Chamoun, o planejamento estratégico será uma importante ferramenta na busca de eficiência administrativa e efetividade nas ações de controle.
Representação
A ONG Transparência Capixaba protocolou na Corregedoria da Assembleia representação contra o deputado Lucas Polese (PL) por quebra de decoro por se negar a fazer o bafômetro em blitz da Lei Seca. A ONG também solicitou providências ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas para que carros oficiais no Estado sejam identificados.
Vai sem pensar
Em publicação recente nas redes sociais, o ex-deputado Sergio Majeski (PSDB) aparece malhando e dizendo que a atividade física é necessária. Contou ter demorado a torná-la em uma rotina que hoje já dura 19 anos. Mas dizer que gosta ele não falou. “Não fico pensando. Mentalizo que é necessário, me faz bem e me permite comer mais”.
PSB na Serra
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) da Serra lançou na última semana o projeto PSB Cidades, que tem como objetivo discutir o futuro do município com os serranos.
“Discutiremos com eles sobre a cidade dentro dos bairros, que é onde acontece as vidas das pessoas”, afirma Jiberlandio Sahad, da Juventude Socialista Brasileira.
Na Serra, o partido é comandado pela ex-vice-prefeita e ex-secretária de Educação, Márcia Lamas.
Leia mais
Justa causa para sair de fusão
Estado participou de ação nacional pró-registro
Foi encerrada na sexta-feira a Semana Nacional do Registro Civil, o Registre-se, que manteve esforços concentrados em todo País para emitir documentação gratuita para cidadãos socialmente vulneráveis. Estima-se que no Brasil existam quase três milhões de pessoas sem registro legal, certidão de nascimento, carteira de identidade ou CPF. No Estado, a ação ocorreu durante toda a semana passada na Defensoria Pública Estadual, no Centro de Vitória.
galeria
Parcerias
A ação por aqui foi promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça e pela Corregedoria Geral de Justiça do Poder Judiciário capixaba em parceria com a Defensoria Pública Estadual, o governo do Estado, o Ministério Público (MP-ES) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg).
Associações de catadores
Projeto apresentado na Assembleia tem por finalidade liberar as associações de catadores de materiais recicláveis do pagamento de taxas referentes ao Corpo de Bombeiros. Autor da proposta, o deputado Gandini (Cidadania) justifica que as entidades não possuem fins lucrativos.
Circuito turístico
Outro projeto apresentado na Assembleia tem como objetivo criar o Circuito Turístico de Panelas, situado no distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins. A deputada Raquel Lessa (PP) é a autora.