Acenos para centro-direita
Confira a coluna desta quarta-feira (18)
Os resultados das eleições 2024 no Espírito Santo demonstraram uma tendência para partidos de centro-esquerda: que é a centro-direita quem tem crescido no apreço do eleitorado capixaba. Percebendo isso, recentemente, lideranças capixabas da centro-esquerda têm chamado atenção para o assunto.
Recentemente, o governador Renato Casagrande (PSB) esteve em um evento do PSB e destacou que a sigla precisa conversar mais com a centro-direita. Dias depois, durante a convenção estadual do PDT, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), durante discurso, destacou que política de gênero e de costume não cabem aos partidos, mas às famílias.
“Essas questões não têm de passar por partidos. Ser conservador é ser de direita? não sei da onde tiraram isso. Sou contra aborto, a favor da família. É debate desnecessário”, ressaltou o prefeito. Sinais para 2026 estão sobre a mesa.
Aceno pode desagradar
Apesar da tendência de proximidade com a centro-direita, há lideranças ligadas à esquerda que acreditam que o PSB e PDT, por exemplo, não “deveriam misturar as coisas”, segundo disseram à coluna. O PT, por exemplo, que faz parte da base do governo, não pretende se aproximar da centro-direita e pode ficar mais independente em 2026.
Nem ele acreditava!
Na convenção do PDT, o prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), rasgou elogios para Vidigal, mas também aproveitou o momento para confessar: “Ao me escolher, Vidigal foi contra tudo e contra todos. Ele deu aula nesse quesito. Aula até em nós, que não queríamos embarbar no projeto, em certo momento, nem a gente acreditava na eleição”.
Parabéns ao Papa Francisco
O governador Renato Casagrande (PSB) não esqueceu de dar parabéns ao Papa Francisco pelas redes sociais. Aproveitou que em novembro esteve pessoalmente com o líder católico, e postou uma foto com ele. “Celebramos o aniversário de Sua Santidade. Exemplo de humildade”, disse.
Vice-presidente
O vereador de Vitória Anderson Goggi (PP) voltou a ter maioria para ser eleito presidente da Câmara. Quem garantiu isso ontem foi Erick Musso (Rep), que intermediou reunião com grupo formado por cinco vereadores que estavam resistentes à Goggi. Nos bastidores, fala-se que um dos integrantes do G-5 pode, depois desse acordo, ser escolhido como vice-presidente da Casa. A partir de agora, então, Goggi está com as “duas mãos na taça”.
Aliado de Scaramussa favorito em Linhares
O vereador reeleito de Linhares Roninho Passos (Podemos) está perto de ser o próximo presidente da Câmara. Dos 17 eleitos, tem pelo menos 10 votos. A última a se unir ao grupo foi a Professora Kelley Bonicenha (PSDB).
Além dela, fazem parte da coalizão Caio Ferraz e Evelson Lima (Podemos), Paulinho do Maracujá (PSD), Adriel Pajé, Johnatan Maravilha (Rep), Yupi Silva (PSB), Sargento Romanha (PL) e Professor Antonio Cesar (União).
Galeria
Nova secretária
O prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) anunciou nova secretária de Educação: Carla Cabidel. Ela vai suceder Adriana Meireles (Podemos), que é 2ª suplente da sigla. Nos bastidores, há possibilidade de Adriana assumir alguma cadeira na Câmara, caso o prefeito convoque alguém do Podemos para alguma secretaria. Cabe lembrar que o 1º suplente é George (Podemos).
Assembleia notificada
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) deve notificar a Assembleia Legislativa ainda nesta semana sobre a diplomação do novo deputado Fábio Duarte (Rede), que será empossado após recontagem de votos referente a eleição de 2022.
Diplomação pelo estado
Até amanhã haverá diversas diplomações de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos por todo Estado, como é o caso de Serra, Vitória e Vila Velha, por exemplo. A partir de agora, é só esperar a posse, que acontecerá dia 1º de janeiro.