Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Amarras políticas em Vila Velha

Leia a coluna de domingo (15)

Eduardo Maia | 16/12/2024, 14:51 h | Atualizado em 16/12/2024, 14:51

Imagem ilustrativa da imagem Amarras políticas em Vila Velha
Eduardo Maia

Em meio a incertezas sobre quem será escolhido o próximo presidente da Câmara de Vila Velha, a coluna teve acesso a um projeto de resolução que propõe algumas alterações no Regimento Interno da Casa. Segundo vereadores, serviria para garantir a “fidelidade” de alguns na hora da votação.

“O registro da chapa para concorrer aos cargos da Mesa deverá indicar todos membros, incluindo suplentes, sendo que após o protocolo do pedido de registro da chapa é vedado ao vereador apresentar desistência ou exclusão da chapa. O vereador terá automaticamente voto registrado a favor da chapa que integrar como membro efetivo ou suplente”, diz trecho.

O documento é datado do último dia 10. Nos bastidores, alguns dos atuais vereadores sentem que seria uma “forçação” contra o movimento do prefeito e dos vereadores que fecharam questão da escolha da chapa com o chefe do Executivo.

Definição nesta semana

A expectativa é de que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), intensifique as reuniões nesta semana e que até o próximo final de semana tenha seu favorito. Nos bastidores da Câmara, alguns falam de favoritismo para Joel Rangel (Podemos), outros até mesmo de Ivan Carlini (Podemos), que já presidiu a Casa por 12 anos enquanto foi vereador.

Continuidades

A convenção do PDT evidenciou para os presente que Weverson Meireles (PDT) está sendo lapidado pela sigla para alçar voos maiores futuros. Evento serviu para confirmar que Saulinho da Academia (PDT) será de fato reeleito presidente da Câmara e que o secretário de Serviços, Enivaldo Dias, continuará à frente da pasta na gestão de Weverson.

Chegou no fusquinha!

Imagem ilustrativa da imagem Amarras políticas em Vila Velha

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), chegou para visita ao Centro de Convivência da Terceira Idade, em Jardim Camburi, dirigindo um fusquinha branco. “Cadê a minha vaga?” perguntou para sua vice eleita, Cris Samorini (PP), que indicou o caminho. Ajuda dela também fora da prefeitura.

Foco em BSB

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), tem aparecido em público e repetido cada vez mais que seu foco é disputar uma vaga no Senado.

Outra observação que tem sido feita é que o vice-prefeito eleito Wanderson Melgaço passou a ocupar a função de fato desde 6 de outubro, não apenas nas fotos, mas representando o prefeito reeleito na maioria dos eventos. A diplomação no município acontecerá na terça-feira.

Eleição em Anchieta pode ter reviravolta

O Ministério Público do Estado (MPES) manifestou-se favorável ao deferimento de diligências solicitadas pela Justiça Eleitoral para investigar supostas irregularidades relacionadas à campanha eleitoral à Prefeitura de Anchieta.

Entre os indícios apontados na denúncia, destaca-se a utilização do slogan “Fabrício é Léo, eu também”, usado durante campanha. Fabrício Petri (PSB) é o atual prefeito, e Léo Português (PSB) é o sucessor. Investigação continua.

Galeria

Orçamento bilionário

Vereadores de Cariacica votam amanhã o orçamento bilionário da cidade para 2025. A prefeitura, comandada por Euclerio Sampaio (MDB), no primeiro momento, vai destinar cerca de R$ 2 bilhões.

“Flutua” entre líderes

O presidente estadual do PP, Josias Da Vitória, esteve em evento junto ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Dias antes, esteve algumas vezes com o governador Renato Casagrande (PSB). O mercado político tem apontado que Da Vitória tem “flutuado” entre dois dos principais grupos políticos para 2026, de Pazolini e Casagrande. Resta saber o lado que vai escolher para as próximas eleições.

Já está se inteirando

A futura primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim, Norma Ayub, visitou três lares de idosos da cidade para promover uma confraternização de fim de ano. Começa a se acostumar com a futura secretaria.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: