Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

O poder do grounding

Confira a coluna desta quinta-feira (03)

Gabriela Rebello, Colunista A Tribuna | 03/04/2025, 10:11 h | Atualizado em 03/04/2025, 10:11

Imagem ilustrativa da imagem O poder do grounding
Gabriela Rebello é nutricionista |  Foto: Arquivo/AT

Se você é daquelas pessoas que preza por um estilo de vida saudável e está sempre em busca de melhorar o bem-estar do corpo e da mente, tenho uma prática incrível para apresentar: o biohacking. Essa prática se refere a técnicas e ferramentas utilizadas para otimizar o desempenho do corpo e da mente, e, entre as várias práticas, uma das mais simples e poderosas é o grounding, ou, como preferimos chamar, o famoso “andar descalço”. E eu vou contar a razão disso poder fazer maravilhas pela sua saúde!

A medicina chinesa, que possui uma sabedoria milenar, sempre foi muito clara ao dizer que a nossa energia vital precisa estar em equilíbrio para manter a saúde em dia. O grounding é uma forma de reconectar nosso corpo à natureza e à energia da Terra. E como fazemos isso? Simplesmente andando descalço! Ao colocar os pés no chão, estamos estabelecendo um contato direto com o ambiente natural, o que traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente.

Esse contato direto com a Terra é muito mais do que uma sensação de liberdade. Para quem conhece a medicina chinesa, sabe que o equilíbrio das energias no corpo é fundamental para o bem-estar. Andar descalço ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aliviar tensões musculares e até reduzir dores nas costas e nas articulações. E os benefícios não param por aí! Essa prática também está ligada à redução do estresse, ajuda a melhorar a qualidade do sono e pode até contribuir para a concentração e clareza mental.

Ao andar descalço, o nosso corpo ativa pontos chave de acupuntura presentes nas plantas dos pés, promovendo um equilíbrio energético que favorece a saúde de todo o organismo.

E como se não fosse o suficiente, o contato com a natureza também oferece estímulos sensoriais que podem despertar nossa criatividade e melhorar a disposição.

Então, se você pensa que tudo isso parece bom demais para ser verdade, vou te dar um conselho simples: teste por você mesmo. A recomendação é começar com 15 minutinhos por dia de grounding.

Experimente caminhar ao ar livre, colocar os pés na terra, sentir o sol no rosto e até dar aquele abraço em uma árvore (sim, isso também faz bem!). A natureza é cheia de benefícios que estão à nossa disposição, e o nosso corpo, na sua sabedoria, sabe como aproveitar tudo isso.

E lembre-se: o corpo não foi feito para passar o dia todo em ambientes fechados, com luz artificial e em uma rotina sedentária.

Quando tiver a chance, saia para um passeio, sinta a terra nos pés e respire profundamente. Essa conexão com a natureza não só é um antídoto poderoso contra o estresse, mas também é uma maneira incrível de renovar as energias e melhorar a qualidade de vida.

Gostou dessa ideia? Então, que tal dar uma pausa, tirar os sapatos e se conectar com a Terra por um momento? O seu corpo e mente vão agradecer. E lembre-se: escute sempre os sinais do seu corpo. Se algo não estiver confortável, é hora de parar e refletir.

Aproveite essa prática simples e poderosa para melhorar o seu bem-estar!

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: