Eclipse solar aparece neste sábado no céu
A lua vai se alinhar entre a Terra e o sol, formando um anel de luz ao redor dele a partir das 15h. Mas é preciso proteger área dos olhos
Escute essa reportagem
A partir das 15 horas deste sábado (14), estará visível em todo o Brasil um fenômeno astronômico que promete encantar muitos observadores.
É o eclipse solar anular, que acontece quando a lua se alinha entre a Terra e o sol, mas não cobre todo o disco solar, formando um anel de luz ao redor do astro.
Devido a este círculo de luz, o fenômeno recebe o apelido de “anel de fogo”. Mas o show da natureza no céu exige cuidados. Isso porque olhar para o sol sem proteção é prejudicial à saúde dos olhos.
“Vale lembrar que a pessoa está olhando para o sol efetivamente. Sem proteção, isso não é aconselhável”, orientou o físico Messias Cevolani, coordenador interino do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que ofertará gratuitamente o serviço de observação.
“O ideal é utilizar telescópios e máscaras especiais, ou mesmo projeções diretas, com câmaras escuras ou espelhos projetados na parede”, explicou o físico sobre as formas que os visitantes terão de aproveitar o fenômeno.
Ao lado dos integrantes do observatório, Fábio Alvarenga e Arthur Luiz Barbosa, o físico informou que a observação tem início às 15h40 e deve terminar com o pôr do sol, às 17h40.
O estudante de Física Gabriel Costabeber, 20 anos, e Sophia Garcia, 16 anos, aluna do ensino médio, pretendem conferir o eclipse.
Mas a visibilidade do fenômeno vai depender das condições do tempo. Em caso de chuva ou de céu nublado neste período, a observação não será possível.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Climatempo, a previsão é de sol entre nuvens e chuva fraca em alguns momentos do dia. A probabilidade de chuva é maior no início da manhã.
Já na parte da tarde, a partir das 16 horas, as chances de chuva aumentam, justamente no ápice do fenômeno, previsto para às 16h40.
Se as condições do tempo permitirem, neste horário, no céu do Estado, os capixabas devem observar o eclipse com um formato parcial, ou seja, em forma de “meia-lua”, diferente do “anel”.
FIQUE POR DENTRO
• Ao contrário de um eclipse solar total, em um anular, a lua parece menor do que o sol no céu, deixando um anel de luz visível ao redor dela.
• O fenômeno também é conhecido popularmente como “anel de fogo”, pelo círculo de luz que é formado ao redor da lua.
• O Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, Vitória, ofertará o serviço, com equipamentos especiais (telescópio, máscara e projeções).
• A observação, que é aberta ao público, começa às 15h40 e termina às 17h40. O ápice deve acontecer às 16h40. A entrada é gratuita e recomenda-se levar repelente devido aos mosquitos.
• Evite a tentativa de acompanhar o eclipse a olho nu ou de óculos escuro. O sol pode danificar a saúde dos olhos.
• Em caso de chuva ou céu nublado, a observação não será possível.
Fonte: Gaturamo Observatório Astronômico.
Comentários