Você sabe para que servem os suplementos? Conheça os tipos que fazem bem à saúde
Suplementação é prescrita por médicos e nutricionistas para melhorar desempenho físico e mental e aliviar sintomas da menopausa
Escute essa reportagem
Os brasileiros estão consumindo cada vez mais produtos para aumentar a energia e o desempenho físico no dia a dia. A suplementação auxilia, por exemplo, a maquiadora e maratonista Beatriz Moyses Vieira, de 37 anos, que usa whey protein, creatina, bicarbonato de sódio e gel de carboidratos indicados pela nutricionista.
“Sinto mais força e melhora no ganho e manutenção de massa magra, aumento de energia nos treinos longos e melhora no desempenho”, contou.
A nutricionista e terapeuta integrativa Karla Talhate explica que o suplemento, como o nome já diz, deve ser usado quando a alimentação por si só não consegue suprir todas as necessidades nutricionais do paciente.
Ela exemplifica: “Quando a pessoa tem pouco tempo para se alimentar e não consegue consumir a quantidade necessária de proteína, eu indico o whey protein que é rápido de fazer e de consumir entre as principais refeições. Outro suplemento que prescrevo bastante é a creatina que aumenta a força, protege a massa magra e possui inúmeros outros benefícios”.
A endocrinologista Lusanere Cruz fala da importância do whey protein isolado, que possui maior concentração de proteínas, dando maior resultado na dieta do paciente.
A médica nutróloga Mariana Comério destaca que a suplementação é importante também para pessoas no geral, não só para quem faz atividade física.
“A gente suplementa quando o paciente não consegue consumir a quantidade necessária para a saúde e quando tem objetivo de ganho de massa muscular”, explicou.
A médica acrescentou que o suplemento que pode ser indicado para praticamente todas as idades é o whey protein. “Pode ser usado em paciente hospitalar, no idoso, em adolescentes e outros”.
Já o ginecologista Paulo Batistuta destaca a importância do uso de suplementos para a mulher no climatério. Ele explica que após os 50 anos, é possível melhorar não só o desempenho sexual, como também a cognição e acabar com o cansaço, próprio desta etapa da vida. “Os exames de sangue vão orientar o médico na prescrição dos suplementos ideais a cada paciente”, explicou. Ele disse que o Ômega 3 e BCAA auxiliam muito as mulheres na menopausa.
6 suplementos que fazem bem à saúde
Whey protein
É a proteína retirada diretamente do soro do leite, feita para repor proteínas que possuam alto valor biológico para o corpo.
Ajuda a repor as fibras musculares e na manutenção do tecido muscular, aumentando o ganho de massa.
O consumo pode ser uma ótima alternativa para quem ingere pouca proteína.
No Whey Protein Isolado é usado o processo de troca iônica, que permite que a proteína alcance seu estado mais puro.
O suplemento resultante desse processo garante cerca de 90% a 95% de proteínas, sendo a versão do Whey que tem maior valor proteico.
Cafeína
Para os exercícios, a cafeína melhora a resistência, aumenta o desempenho físico e contribui para o estado de alerta e na concentração.
Pode ajudar no emagrecimento, proporcionando uma ação termogênica, aumentando o metabolismo. Não pode ser consumida por lactantes, gestantes e crianças.
Creatina
É um composto encontrado em carnes vermelhas que, quando consumido em suplementação, ajuda na geração de energia corporal e ganho de massa magra.
Isso acontece porque grande parte desse elemento fica armazenado nos músculos, aumentando o seu volume e ajudando na geração de energia dentro deles.
Dessa forma, ao utilizar o suplemento, observa-se uma melhora no desempenho durante os treinos, como mais força e resistência.
BCAA
Possui grande concentração de aminoácidos (derivados das proteínas) importantes para o corpo, como leucina, valina e isoleucina.
Eles atuam na melhora da saúde dos seus músculos e também no seu desenvolvimento.
Além de aumentar a força, o BCAA ajuda a prevenir o catabolismo muscular, algo fundamental para quem deseja ganhar massa muscular e não perdê-la.
Albumina em pó
Ao contrário do whey, que é desenvolvido a partir da proteína do leite, a albumina em pó é desenvolvida com a proteína da clara do ovo desidratada e pasteurizada.
Essa é a opção para quem é intolerante à lactose, justamente por não conter leite na composição da albumina.
Porém, a albumina é menos eficiente no ganho de massa muscular do que o Whey.
Beta-alanina
A principal função da beta-alanina é o aumento da carnosina muscular e trata-se de um suplemento com evidência científica.
É indicada para melhorar o desempenho de atletas ou praticantes de atividade física, sendo até mesmo recomendado por diversas organizações, como o Comitê Olímpico Internacional.
Fonte: Endocrinologista Lusanere Cruz.
Comentários