Vitória e Vila Velha estudam integrar serviço de aluguel de bicicletas
Vitória e Vila Velha buscam oferecer mais mobilidade a quem usa bikes para se deslocar pelas cidades por meio da ciclovia ou aquaviário
Escute essa reportagem
Usuários que utilizam o serviço de aluguel de bicicleta na Grande Vitória, em breve, vão poder contar com sistemas integrados entre os municípios de Vitória e Vila Velha.
A intenção das prefeituras é que o serviço possa ser interligado, possibilitando mais mobilidade a quem utiliza as bikes.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, havendo nova implantação do sistema de compartilhamento de bicicletas em Vila Velha, a ideia é que o sistema entre as duas cidades seja integrado.
“A pessoa poderia pegar a bicicleta em Vitória e fazer a travessia pela ciclovia da Terceira Ponte ou pelo Sistema Aquaviário e deixar em um ponto de recepção em Vila Velha, para ir ao trabalho ou para o lazer, podendo pegar novamente a bicicleta pelo mesmo sistema”, explicou.
Para haver a integração, Alex afirma que é necessário esperar a nova contratação de compartilhamento de bikes no município de Vila Velha. “Há condições de tecnologia para haver essa integração, fazer como um sistema único. Hoje, quem pega a bike em Vitória pode ir para Vila Velha, mas não há estação para deixar a bicicleta lá”.
A ideia, de acordo com o secretário, é que a unificação também possa se estender aos municípios de Cariacica e Serra. “Sobre isso, teremos de discutir com esses municípios, mas a intenção é que seja feito um formato compartilhado entre a região metropolitana”.
Vitória já conta com 38 estações do Bike Vitória, sendo três delas destinadas às crianças e 35 para uso adulto. O sistema possui 230 bicicletas adultas disponíveis e 30 bicicletas infantis.
Contrato
Em 2018, o Bike VV foi implantado em Vila Velha, tendo disponíveis, na ocasião, 200 bicicletas e 20 estações espalhadas em oito bairros da cidade.
Mas, desde janeiro, o município está sem o serviço de aluguel de bicicleta, após a empresa prestadora do serviço encerrar o contrato.
A Prefeitura de Vila Velha foi questionada sobre uma possível nova contratação do serviço, mas não deu informações à reportagem. Sobre a integração com a Prefeitura de Vitória, respondeu por nota que “a manifestação de interesse partiu de Vila Velha”.
“É sim uma intenção que será apresentada em coletiva de imprensa, no dia 20 de novembro. Ainda vamos divulgar os detalhes de horário e local”, informou a nota da prefeitura.
ENTENDAVila Velha está sem o serviço de aluguel
Integração
> As prefeituras de Vitória e Vila Velha estudam integrar o sistema de compartilhamento de bikes entre os municípios.
> Para que o projeto saia do papel, é necessário, antes, que o serviço seja novamente oferecido em Vila Velha. No dia 20 de novembro, haverá uma coletiva de imprensa, da Prefeitura de Vila Velha, para apresentação da intenção de integração.
Vila Velha
> Desde janeiro, o município está sem o serviço de aluguel de bicicleta. Isso ocorreu após a empresa prestadora do serviço encerrar o contrato com a prefeitura.
Vitória
> O município conta hoje com 38 estações do Bike Vitória, sendo três delas destinadas às crianças e 35 para uso adulto.
> O sistema possui 230 bicicletas adultas disponíveis e 30 bicicletas infantis.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários