Escolas públicas do ES abrem 254 mil vagas para 2024
Rematrícula ocorre de 1º a 20 de novembro. Já a pré-matrícula, para novos alunos, será de 21 de novembro a 22 de dezembro
Escute essa reportagem
O período de matrícula escolar na rede estadual está prestes a começar! É preciso atenção: o cronograma da Chamada Escolar 2024 se divide nas etapas de solicitação de rematrícula, para estudantes já matriculados na rede estadual, e solicitação de pré-matrícula para novos ingressantes. Serão cerca de 254 mil vagas no Estado.
De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a rematrícula será de 1º a 20 de novembro. Já a solicitação de pré-matrícula será de 21 de novembro a 22 de dezembro. Todo o processo da Chamada Escolar é feito de forma on-line.
A rematrícula e a solicitação de pré-matrícula devem ser feitas por meio do site sedu.es.gov.br, na aba “Chamada Pública Escolar”. A divulgação dos resultados da rematrícula e pré-matrícula será feita até 10 de janeiro de 2024.
Já a confirmação da matrícula de quem solicitou pré-matrícula será entre 10 a 19 de janeiro de 2024. Há, ainda, mais uma chance para os estudantes da lista de suplência. Eles podem ser chamados em escolas que ainda apresentarem vagas a partir de 22 de janeiro de 2024.
O subsecretário de Planejamento e Avaliação da Sedu, Marcelo Lema, explica que a seleção é feita por critérios de prioridade.
Os critérios são, em ordem, estudante público-alvo da educação especial; estudante que more próximo à escola desejada, desde que haja vaga; e aluno que tenha irmão (a) estudando na unidade.
Famílias sem acesso à internet podem matricular as crianças e adolescentes em qualquer secretaria escolar da rede estadual do Estado, enfatiza o subsecretário. “Não queremos nenhum estudante fora da escola. Quem não tiver acesso à internet, pode procurar auxílio em uma escola estadual”.
Das 254 mil vagas previstas, quase 100 mil são para ensino médio; cerca de 96 mil para o ensino fundamental; aproximadamente 35 mil para ensino médio integrado a cursos técnicos; e 27 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os alunos Ana Beatriz Paterlini, 15, Kelvin Oliveira, 17, Devid Alves, 17, e Edson Santos Junior, 16, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabayolli, em Mário Cypreste, Vitória, estão de olho no cronograma da rematrícula para 2024, pois vão continuar na rede estadual.
Caso o estudante perca o prazo de inscrição, poderá buscar matrícula em uma das escolas da rede estadual, mas a matrícula só será feita se não houver lista de suplência na unidade escolhida.
SAIBA MAIS
Rede Estadual
Matrícula
A matrícula escolar da rede de ensino estadual é dividida em duas etapas: solicitação de rematrícula, para estudantes já matriculados na rede estadual, e solicitação de pré-matrícula, para novos ingressantes.
A rematrícula será de 1 a 20 de novembro. Já a solicitação de pré-matrícula será de 21 de novembro a 22 de dezembro.
A rematrícula e a solicitação de pré-matrícula devem ser feitas por meio do site sedu.es.gov.br, na aba “Chamada Pública Escolar”.
Resultado
A divulgação dos resultados da rematrícula e pré-matrícula será feita até 10 de janeiro de 2024.
A confirmação da matrícula dos estudantes que solicitaram pré-matrícula será entre 10 a 19 de janeiro de 2024.
Os estudantes não convocados ficarão em uma lista de suplência e poderão ser chamados, caso as escolas ainda apresentem vagas, a partir de 22 de janeiro de 2024.
Se o estudante perder o prazo de inscrição, poderá buscar matrícula diretamente em uma das escolas da rede estadual, mas a matrícula só será feita se não houver lista de suplência na unidade escolhida.
Vagas
Ao todo, são previstas cerca de 254 mil vagas. Quase 100 mil são para ensino médio; cerca de 96 mil são para o ensino fundamental. E aproximadamente 35 mil são para ensino médio integrado a cursos técnicos. Já cerca de 27 mil são para Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Critérios
A seleção é feita por critérios de prioridade: I - estudante público-alvo da educação especial; II - estudante que more próximo à escola desejada, desde que haja vaga; III - aluno que tenha irmão (a) estudando na unidade.
Prefeituras
Vitória
Os procedimentos para a rematrícula e matrículas novas para o ano letivo de 2024 serão publicados ainda neste mês, por meio de portaria da Secretaria Municipal de Educação.
Serra
A Chamada Pública Escolar 2024 na Serra está na fase de rematrícula e transferência interna, que vai até 5 de novembro, somente para quem já está matriculado em 2023 na rede municipal de ensino da cidade.
Solicitações de vagas para quem não faz parte da rede municipal podem ser feitas de 4 a 24 de dezembro. O processo de solicitação de matrículas é on-line e deverá ser feito pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) por meio do site: sge.serra.es.gov.br/Default.aspx, no portal da Prefeitura da Serra.
O número de novas vagas para 2024 será definido até a primeira quinzena de novembro. Atualmente, a rede municipal conta com mais de 70 mil alunos.
Vila Velha
A rede municipal de ensino de Vila Velha realiza neste ano, pela primeira vez, o pré-cadastro on-line para matrícula escolar. As rematrículas podem ser feitas no período de 6 a 11 de novembro, pelo site www.vilavelha.es.gov.br/rematricula2023.
Já o prazo de matrículas novas será entre 6 de novembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, pelo site matricula2024.vilavelha.es.gov.br.
Em 2023, a rede municipal de Vila Velha contou com 54.838 alunos matriculados nas 113 unidades escolares. É exigida, também, a apresentação da carteira de vacinação atualizada do aluno que pretende receber a vaga.
Cariacica
Atualmente, a rede municipal de ensino de Cariacica conta com mais de 50 mil estudantes matriculados. O período de matrícula e rematrícula na rede, em 2023, será iniciado em
Comentários