Vila Velha vai ter novos radares. Veja onde serão instalados
Prefeitura informou que equipamentos ainda estão em fase de instalação e que haverá ações educativas antes de começarem a operar
Escute essa reportagem

Condutores que trafegam pelo município canela-verde já conseguem observar os novos radares que foram instalados na avenida Luciano das Neves. Um deles está posicionado em um cruzamento próximo à Rodovia do Sol e outro foi colocado nas proximidades do Terminal de Vila Velha. Até o momento, não há placas indicando o limite de velocidade permitido nesses locais.
Um terceiro radar foi instalado na orla da Praia de Itaparica, próximo à uma pastelaria. O equipamento ainda não está em operação, mas placas de sinalização informam que o limite de velocidade no local é de 40 km/h.
Desde o início do ano, um trecho da Rodovia do Sol, entre o Hospital Santa Mônica e o Shopping Boulevard, está sem fiscalização eletrônica.
A área, que abrange os bairros Praia da Itaparica e Jockey de Itaparica, passou a ser administrada pela prefeitura após um acordo de municipalização com o Governo do Estado. Antes, o monitoramento era feito por câmeras e radares nos semáforos dos cruzamentos.
Questionada, a Prefeitura de Vila Velha disse que o município está em fase de instalação de radares eletrônicos. “Foi emitida a ordem de serviço para a instalação de dispositivos eletrônicos com prazo de 45 dias para execução por parte da empresa”.
De acordo com a administração do município, ainda não há previsão de quando estarão funcionando. Disse ainda que na próxima semana a Secretaria de Defesa Social e Trânsito atenderá a imprensa para passar informações detalhadas.
“É importante frisar que, antes de entrar em operação, a prefeitura fará um trabalho informativo junto à população, para que haja um período de adaptação”, finaliza em nota.
André Cerqueira, engenheiro especialista em trânsito, lembra o quanto esses equipamentos de fiscalização são essenciais para a saúde do trânsito.
“Infelizmente, somente a placa de limite de velocidade não é suficiente para todos respeitarem, e o radar acaba entrando como medida de bloqueio e redução de riscos. Hoje, quase 60% de todas as infrações de trânsito são por excesso de velocidade. É comprovado que qualquer colisão, em especial com pedestres, acima de 40 km/h já deixa lesões graves e pode levar a óbito”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários