Municípios ampliam serviços e oferta de lazer para quem passou dos 60 anos
Municípios capixabas ampliam ações de saúde, esporte e lazer para idosos, com academias, centros de convivência e atividades voltadas à terceira idade
Escute essa reportagem

Com uma população idosa crescente, muitos municípios têm reforçado serviços de lazer e esportes voltados para quem já passou dos 60 anos.
Na capital, a secretária de Saúde, Magda Lamborghini, ressaltou que o município tem hoje mais de 70 mil idosos cadastrados no sistema de saúde. “Temos mais idosos que crianças e adolescentes. Isso nos motiva a adotar uma série de ações integradas com outras áreas”.
Entre elas, está o Serviço de Orientação e Exercício (SOE), que tem 15 módulos. “Queremos ampliar para mais cinco pontos. O serviço é usado, em sua maioria, pela população idosa”
Ela citou ainda que está em construção um novo Centro de Referência e Atenção ao Idoso, na Ilha de Santa Maria. “Até o fim do ano, devemos entregar à comunidade”.
O secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, informou que, entre os serviços voltados à 3ª idade está a hidroginástica, que atende 800 pessoas no município. Ele é ofertado no Álvares Cabral, Tancredão e no Vitória Futebol Clube.
“Também temos três núcleos de vôlei adaptado, como em Bairro República e Goiabeiras. Já temos 145 alunos na modalidade.”
Outro serviço oferecido são as 74 academias populares da pessoa idosa, espalhadas pela cidade.
“Uma novidade é o novo Centro de Convivência da Terceira Idade em Jardim Camburi, em construção. A estrutura terá dois prédios. Além de hidroginástica, com piscina aquecida, queremos um núcleo de jogos da mente, com jogos como damas, xadrez e baralho”.
A secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lírio, disse que o município implantou dois Centros de Convivência da Pessoa Idosa – em Jardim América e Campo Grande. “Cada um atende cerca de 200 pessoas”.
Ela aponta ainda que foram fortalecidos os serviços à pessoa idosa em todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O objetivo, segundo ela, é que os idosos tenham um envelhecimento saudável, com cuidados com o corpo e com a mente.
A secretária municipal de Assistência Social da Serra, Fernanda Coimbra, diz que o município conta hoje com 11 Centros de Convivência da Pessoa Idosa, onde são trabalhados convivência e fortalecimento de vínculo. “Ocorrem várias atividades, como dança, teatro, ginástica e hidroginástica. Os participantes são levados ainda a passeios”.
Ela destaca ainda o Centro Dia, em José de Anchieta, espaço para cuidar de idosos, das 7h às 17h.
Saúde em dia e em plena atividade

Aos 100 anos, Florinda Tononi, a dona Flor, não abre mão de participar das atividades do Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Jardim América, em Cariacica.
Apaixonada pela pintura, ela é conhecida por estar sempre de bem com a vida e por estar rodeada de amigos que fez ao longo da vida.
Dona Flor nasceu em Colatina, Noroeste do Estado, mas mora há mais de 70 anos em Jardim América.
A filha dela, Marta Tononi, revelou que Dona Flor também não tem problemas crônicos de saúde, por isso não toma medicação para pressão.
“Ela come de tudo e é apaixonada por torresmo. Em casa, vive procurando um 'servicinho' para fazer. Ela procura sempre estar ativa, ser prestativa”.
Ações das prefeituras
Vitória
Orientação ao exercício
O município conta hoje com 15 Serviços de Orientação do Exercício (SOE) e a previsão é que, nos próximos anos, seja ampliado para 20.
Os SOEs contam com aulas de ginástica, alongamento, ioga, circuito, vôlei adaptado e outras.
Centro de Referência
Deve ser inaugurado, ainda este ano, o novo Centro de Referência e Atenção ao Idoso, no bairro Ilha de Santa Maria.
Além de atendimento com profissionais, como da geriatria, fisioterapia, assistência social, psiquiatria, psicologia, o centro terá sala sensorial e outras estruturas.
Hidroginástica e vôlei
Entre os serviços da Secretaria de Esporte e Lazer está a hidroginástica, que atende a 800 pessoas, no Álvares Cabral, no Tancredão e no Vitória Futebol Clube.
Além disso, o vôlei adaptado é oferecido em três pontos da capital, como em Bairro República e Goiabeiras, atendendo a 145 pessoas.
As inscrições podem ser feitas pelo site vivacidade.vitoria.es.gov.br ou diretamente nos locais.
Academias populares
A cidade conta hoje com 74 academias populares da Pessoa Idosa, espalhadas pela cidade.
Serra
Centro dia
A Secretaria Municipal de Assistência Social informou que o município conta com um Centro Dia para Pessoa Idosa, localizado em José de Anchieta. A unidade tem capacidade para atender até 20 idosos.
A equipe é composta por vários profissionais, que cuidam da higiene, da alimentação, da educação alimentar, das atividades físicas e do fortalecimento físico, muscular e cognitivo.
Centros de Convivência
O município conta com 11 Centros de Convivência da Pessoa Idosa.
Nos espaços, são oferecidas atividades variadas, voltadas ao bem-estar, lazer e socialização, como hidroginástica, dança, teatro, coral, poesia, passeios, além de festas temáticas e comemorativas.
O acesso aos serviços é por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Cariacica
Centros de convivência
Cariacica conta com dois Centros de Convivência para Pessoas Idosas, localizados em Jardim América e Campo Grande. Cada um tem capacidade para atender até 200 idosos, em diversas atividades.
Oficinas, danças e esportes
Além desses espaços, o município oferece oficinas de música, artesanato, dança e educação física, bem como serviços de terapia ocupacional e atendimento psicossocial.
Essas ações são realizadas nos oito Centros de Referência da Assistência Social (Cras), por meio do serviço de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários voltado à população idosa.
Vila Velha
Atividades físicas
A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha oferece aos idosos vagas em aulas gratuitas para diversas atividades físicas, em vários núcleos esportivos.
O município conta com:
Academia Popular (com orientação de um educador físico) na Praia de Itaparica.
Circuito funcional em quatro pontos da cidade.
Dança e Ritmo (a partir de 15 anos) em 23 pontos da cidade.
Hidroginástica, com três núcleos esportivos no município (em Gaivotas, Jardim Colorado e Praia da Sereia).
Vôlei de quadra adaptado (a partir de 58 anos), na Arena Tartarugão.
Centros de Vivência
Na área da Assistência Social, os idosos contam com dois Centros de Convivências dos Idosos, onde são oferecidos diversos cursos e oficinas, como alongamento, dança, artesanato, memória, inclusão digital, ioga, dentre outros. Os centros ficam localizados na Praia da Costa e em Cocal.
Inclusão digital
Na área da Saúde, o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) realiza um trabalho contínuo com pessoas idosas em situação de fragilidade física e psicossocial.
Além disso, o serviço desenvolve o Grupo Conecta, voltado para inclusão digital, conduzido com dedicação pela assistente social e terapeuta ocupacional.
Linhares
Atividades físicas
Na lista das cidades com mais centenários, Linhares têm reforçado os serviços voltados para a população idosa.
O secretário de Esportes e Lazer do município, Vandir Nunes, destacou que a adesão das pessoas da terceira idade aos projetos – voltados para todos – tem sido grande.
“Conseguimos desenvolver atividades física em quadras, praças e complexos, com o projeto Viva Mais Linhares, onde um educador físico implementa atividades sistemáticas, com o objetivo de desenvolver as valências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, melhorando ainda mais a qualidade de vida e longevidade da população”.
Fonte: Prefeituras citadas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários