X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja como vai ficar a nova orla de Piúma

Projeto prevê a construção de 26 quiosques modernos, calçadão, ciclovia, banheiros acessíveis e bicicletários


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar a nova orla de Piúma
Projeção de como a orla vai ficar após a conclusão das obras. Primeira etapa está prevista para ficar pronta até fevereiro do ano que vem |  Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Piúma

O cenário de obras chegou à  orla de Piúma, no Sul do Estado, trazendo expectativa para a retomada do turismo no balneário. É que os mais de 40 quiosques antigos serão substituídos por 26  novos e modernos, com banheiros acessíveis e todo um paisagismo que dará vida nova à praia.  

A intervenção começou com a demolição de 11.601 metros quadrados de calçada e calçadão, 15.426 metros quadrados de pavimentação asfáltica e  remoção de 2.513 metros de meio-fio.

Leia mais sobre Cidades

A primeira etapa de obras prevê a  construção de  750 metros de muro de  gabião (feito com gaiolas metálicas), a  instalação de 2.680 metros de meio-fio e  a pavimentação de 27.498 metros quadrados em blocos de concreto. 

“Essa é a primeira etapa de obras,  com previsão para terminar em fevereiro do ano que vem. Mas com o andamento mais rápido do que o previsto, que é o que estamos acompanhando, nossa expectativa é entregar o novo muro pronto antes do verão, para que  turistas e  moradores possam encontrar uma praia mais acessível”, declarou o prefeito Paulo Cola.

Investimentos

O projeto recebeu investimentos  de R$ 17,9 milhões na primeira fase e abrangerá o trecho entre as ruas Alípio Paulo e Valberto Layber, em uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Piúma. 

O projeto inclui ainda a construção de calçadão e ciclovia, instalação de 161 postes cônicos, luminárias solares, 173 ligações domiciliares de esgoto, 14 bicicletários, 45 lixeiras,  plantio de grama e  de 418 unidades de plantas, além da instalação de 151 bancos de concreto e  recuperação de 4.505 metros quadrados de restinga.  

“Teremos uma nova fase do turismo. Não vamos fechar as portas para ninguém, mas vamos acompanhar o crescimento de turistas que não ficavam mais aqui por falta de melhorias na orla e na cidade. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de quem vive em Piúma e, consequentemente, para quem escolher Piúma para passear”, completa o prefeito. 

A construção dos novos quiosques com banheiros acessíveis começará na segunda fase de obras,  programada para depois do verão.  Os 46 estabelecimentos  que funcionavam no local serão derrubados para a construção dos 26 novos.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar a nova orla de Piúma
As obras da orla começaram com a demolição de 11.601 metros quadrados de calçada e calçadão |  Foto: Roberta Bourguignon

Novidades

Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar a nova orla de Piúma
Novos Quiosques serão mais modernos e substituirão 46 antigos. |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Piúma
Imagem ilustrativa da imagem Veja como vai ficar a nova orla de Piúma
Banheiros dos novos quiosques vão ser acessíveis e acoplados. |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Piúma

Fique por dentro

Mudanças

A orla de Piúma passou mais de 10 anos abandonada. Ao longo desse período, muitos quiosques foram atingidos com a erosão, além da avenida, que precisou ser interditada devido à destruição.  

As obras de intervenção  na orla começaram no início do mês passado, com a demolição de 11.601 metros quadrados de calçada e calçadão, 15.426 metros quadrados de pavimentação asfáltica e remoção de 2.513 metros de meio-fio.

Nessa primeira etapa de obras, serão construídos 750 metros de muro de gabião, além da instalação de 2.680 metros de meio-fio e a pavimentação de 27.498 metros quadrados em blocos de concreto. 

O projeto recebeu um investimento de R$ 17,9 milhões nessa primeira fase e abrangerá o trecho entre as ruas Alípio Paulo e Valberto Layber, em uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura.  

O projeto inclui ainda a construção de calçadão e ciclovia, instalação de 161 postes cônicos, luminárias solares, 173 ligações domiciliares de esgoto, 14 bicicletários, 45 lixeiras, o plantio de grama e de 418 unidades de plantas, além da instalação de 151 bancos de concreto e a recuperação de 4.505 m de restinga.  

A construção dos novos quiosques com banheiros acessíveis começará na segunda fase de obras, que está programada para depois do verão.  

Os 46 módulos hoje existentes serão derrubados para a construção de 26 novos quiosques. 

Fonte: Prefeitura de Piúma.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: