Veja como vai ficar a nova orla de Piúma
Projeto prevê a construção de 26 quiosques modernos, calçadão, ciclovia, banheiros acessíveis e bicicletários
Escute essa reportagem
O cenário de obras chegou à orla de Piúma, no Sul do Estado, trazendo expectativa para a retomada do turismo no balneário. É que os mais de 40 quiosques antigos serão substituídos por 26 novos e modernos, com banheiros acessíveis e todo um paisagismo que dará vida nova à praia.
A intervenção começou com a demolição de 11.601 metros quadrados de calçada e calçadão, 15.426 metros quadrados de pavimentação asfáltica e remoção de 2.513 metros de meio-fio.
A primeira etapa de obras prevê a construção de 750 metros de muro de gabião (feito com gaiolas metálicas), a instalação de 2.680 metros de meio-fio e a pavimentação de 27.498 metros quadrados em blocos de concreto.
“Essa é a primeira etapa de obras, com previsão para terminar em fevereiro do ano que vem. Mas com o andamento mais rápido do que o previsto, que é o que estamos acompanhando, nossa expectativa é entregar o novo muro pronto antes do verão, para que turistas e moradores possam encontrar uma praia mais acessível”, declarou o prefeito Paulo Cola.
Investimentos
O projeto recebeu investimentos de R$ 17,9 milhões na primeira fase e abrangerá o trecho entre as ruas Alípio Paulo e Valberto Layber, em uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Piúma.
O projeto inclui ainda a construção de calçadão e ciclovia, instalação de 161 postes cônicos, luminárias solares, 173 ligações domiciliares de esgoto, 14 bicicletários, 45 lixeiras, plantio de grama e de 418 unidades de plantas, além da instalação de 151 bancos de concreto e recuperação de 4.505 metros quadrados de restinga.
“Teremos uma nova fase do turismo. Não vamos fechar as portas para ninguém, mas vamos acompanhar o crescimento de turistas que não ficavam mais aqui por falta de melhorias na orla e na cidade. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de quem vive em Piúma e, consequentemente, para quem escolher Piúma para passear”, completa o prefeito.
A construção dos novos quiosques com banheiros acessíveis começará na segunda fase de obras, programada para depois do verão. Os 46 estabelecimentos que funcionavam no local serão derrubados para a construção dos 26 novos.
Novidades
Fique por dentro
Mudanças
A orla de Piúma passou mais de 10 anos abandonada. Ao longo desse período, muitos quiosques foram atingidos com a erosão, além da avenida, que precisou ser interditada devido à destruição.
As obras de intervenção na orla começaram no início do mês passado, com a demolição de 11.601 metros quadrados de calçada e calçadão, 15.426 metros quadrados de pavimentação asfáltica e remoção de 2.513 metros de meio-fio.
Nessa primeira etapa de obras, serão construídos 750 metros de muro de gabião, além da instalação de 2.680 metros de meio-fio e a pavimentação de 27.498 metros quadrados em blocos de concreto.
O projeto recebeu um investimento de R$ 17,9 milhões nessa primeira fase e abrangerá o trecho entre as ruas Alípio Paulo e Valberto Layber, em uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura.
O projeto inclui ainda a construção de calçadão e ciclovia, instalação de 161 postes cônicos, luminárias solares, 173 ligações domiciliares de esgoto, 14 bicicletários, 45 lixeiras, o plantio de grama e de 418 unidades de plantas, além da instalação de 151 bancos de concreto e a recuperação de 4.505 m de restinga.
A construção dos novos quiosques com banheiros acessíveis começará na segunda fase de obras, que está programada para depois do verão.
Os 46 módulos hoje existentes serão derrubados para a construção de 26 novos quiosques.
Fonte: Prefeitura de Piúma.
Comentários