X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Galpões do Porto de Vitória vão ganhar novo visual

Dois dos armazéns, no centro da capital, podem ser destinados a iniciativas culturais. Obras devem ser concluídas em maio


Imagem ilustrativa da imagem Galpões do Porto de Vitória vão ganhar novo visual
Projeção mostra como vão ficar prédios após a reforma |  Foto: © Divulgação/VPORTS

Com mais de 60 anos de história, os cinco galpões do Novo Porto de Vitória, da Vports, no centro de Vitória, começaram a ser reformados.  

Segundo o governo do Estado, já há conversas para que dois dos galpões na capital  sejam destinados a iniciativas culturais e abertas ao público. 

A reforma dos prédios e dos cinco armazéns, que têm 2 mil metros quadrados cada um,  vai contar com a  recuperação estrutural, de infiltrações e terá pintura. A previsão é que as obras sejam concluídas em nove meses (maio de 2024). 

O projeto faz parte das obrigações  da concessionária, que investirá cerca R$ 130 milhões em infraestrutura  portuária. 

Imagem ilustrativa da imagem Galpões do Porto de Vitória vão ganhar novo visual
Obras já estão em andamento |  Foto: © Divulgação/VPORTS

A cor será escolhida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, retratando as cores originais dos armazéns à época da construção. A última reforma dos galpões foi em 2007.

Durante o  evento que marcou o início das obras,  na manhã de ontem, o  diretor-presidente da Vports, Ilson Hulle,  afirmou que o  foco no momento é a preservação da estrutura. No entanto,  está em fase de estudos a  finalidade dos armazéns após o fim  das obras. 

Segundo ele, parte dos galpões deve ser de uso da própria empresa, que tem a concessão do porto por 35 anos.

“Esse é um porto vivo, em operação. Então podemos usar parte dos galpões, por exemplo,   para armazenar cargas.  O governo do Estado já demonstrou interesse, assim como a prefeitura de Vitória,  na exploração social dos equipamentos. Estamos  avaliando”.

Imagem ilustrativa da imagem Galpões do Porto de Vitória vão ganhar novo visual
Além de ser uma parte essencial do porto, os cinco armazéns têm importância social e histórica”, afirmou Ilson Hulle, diretor-presidente da Vports |  Foto: Leone Iglesias/AT

O governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância de recuperação dos armazéns e do interesse em destinar os galpões 4 e 5 para atividades culturais. “Ainda não há uma proposta fechada, mas   temos interesse  que  um ou dois galpões sejam usados  para atividades culturais, abertas à sociedade”.

Como exemplo, ele falou sobre a possibilidade de dar lugar a museu ou outra atividade.

Ele citou ainda que outros galpões também podem ser destinados à restaurante ou casa de shows. “Mas isso é algo que a Vports vai decidir, de acordo com os interesses econômicos dela”.

Imagem ilustrativa da imagem Galpões do Porto de Vitória vão ganhar novo visual
"A obra é uma recuperação histórica, cultural e um importante investimento na revitalização do centro de Vitória”, disse Renato Casagrande, governador |  Foto: Leone Iglesias/AT

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também destacou outros investimentos no Centro, que devem se somar à reforma dos galpões. “Desde 2021,  temos investido no centro de Vitória,  com obras do Museu Capixaba do Negro, do Mercado da Capixaba e do Viaduto Caramuru. Isso  tudo traz a volta de investimentos para o Centro”.

"Vamos entregar um novo centro na capital"

A reforma dos cinco galpões no centro de Vitória promete dar uma cara nova à região. O diretor-presidente da Vports (antiga Codesa),  Ilson Hulle, frisou que quem chegar em Vitória, passando pela região da Ilha do Príncipe, vai ter um visual totalmente diferente. 

“É uma obra que vai durar em torno de nove meses. Esperamos,  daqui a um ano,  estar com esses equipamentos  reformados, desde a fachada, estrutura, iluminação  e uma nova calçada cidadã conectando todo percurso. Vamos entregar um novo centro de Vitória”.

O compromisso, segundo ele, foi iniciado na última semana, com o início das obras. Ao todo, 60 pessoas estão trabalhando diretamente na reforma e outras 40 indiretamente.

As obras foram iniciadas pelos galpões 1 e 2, que estavam mais deteriorados. Depois, as obras seguirão para os demais armazéns.

“Quando assumimos a concessão, em setembro do ano passado,  imediatamente fizemos um laudo de perícia nos atuais equipamentos. Identificamos vários pontos críticos de corrosão, trincas, risco inclusive de colapso  em alguns pontos. Imediatamente iniciamos as conversas com a Secretaria de Estado de Cultura  e  com a Prefeitura de Vitória para definirmos o que seria feito”.


Saiba mais

Galpões

Os prédios e os cinco armazéns no centro de Vitória, da Vports (antiga Codesa), foram construídos entre as décadas de 1940 e 1950. 

Apesar de terem passado por reformas ao longo dos anos,  as estruturas, com 2 mil metros quadrados cada, estão deterioradas, apresentando problemas como trincas e corrosão das estruturas metálicas.

Reforma

A Vports iniciou, na última semana, a reforma das cinco  estruturas, que deverão ter de volta uma cor próxima à original. A previsão é que a obra seja entregue em maio de 2024.

A finalidade de cada galpão, no entanto, ainda está sendo definida.

Fonte: Vports e governo do Estado.

Assista a reportagem especial do jornal A Tribuna

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: