Aquaviário volta a funcionar no ES no dia 20 de agosto, anuncia governador
Governador confirmou a data de retorno do funcionamento do aquaviário
Escute essa reportagem
O sistema aquaviário já tem data confirmada para voltar a funcionar no Espírito Santo. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou em seu perfil no Twitter nesta quinta-feira (10), que as primeiras viagens das embarcações vão ser feitas a partir das 10 horas, do dia 20 de agosto.
Em vídeo postado no Youtube, o governador informa que a operação do aquaviário vai começar com três estações e duas embarcações. As estações estão localizadas em Porto de Santana, Cariacica; Prainha, em Vila Velha; e Praça do Papa, em Vitória.
Leia mais notícias de Cidades aqui
"Dia 20 de agosto, a partir de 8 horas da manhã, lá na estação de Porto de Santana, em Cariacica, depois vamos vir até Vitória e, depois, até a Prainha, em Vila Velha. Vamos inaugurar o aquaviário. Vamos embarcar nesse novo momento do transporte público e da mobilidade urbana", afirmou o governador do Estado no vídeo, onde mostra as instalações da estação da Prainha e da embarcação que vai ser utilizada nas viagens.
🚢🎉 O Aquaviário está de volta! Prepare-se para embarcar neste novo momento da mobilidade urbana capixaba.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 10, 2023
🗓️ Anote na agenda: a inauguração será no dia 20 de agosto, às 10 horas.#OAquaviárioEstáDeVolta #AquaviárioCapixaba #MobilidadeUrbana #ES #EspíritoSanto #GovernoES
Três embarcações vão fazer o transporte dos passageiros. Duas delas já estão atracadas na baía de Vitória e têm capacidade de transportar de 90 a 100 passageiros. A terceira, que é um catamarã, está em fase de construção. Ela vai ter dois andares e capacidade para transportar mais de 100 pessoas.
A expectativa do governo é de que cerca de 4 mil a 5 mil pessoas poderão ser transportadas por dia por meio dos três barcos do Aquaviário, das 6 às 22 horas, todos os dias da semana.
Leia também
Veja os horários, rotas e como irá funcionar o Aquaviário
Novo Aquaviário da Grande Vitória vai ter viagem até as 22 horas
Os barcos são equipados com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi e contarão com colete salva-vidas.
Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura onde os passageiros podem aguardar a embarcação.
Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, como uma ponte, que será coberta.
Há ainda a previsão para construção de novas estações do aquaviário.
Operação
As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória. Com a operação completa, as saídas vão acontecer a cada 25 minutos, de segunda a sexta-feira, das 6h30 da manhã até as 20h30; aos sábados das 8h às 18h horas e aos domingos das 9h às 15h.
A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento será via CartãoGV. Além disso, os benefícios de gratuidade e passe escolar que funcionam no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário.
Outro ponto é que a operação do aquaviário contará com conexão temporal com o Transcol, ou seja, o passageiro terá um tempo limite para poder sair do coletivo e ir até o aquaviário, e vice-versa.
Leia mais
Novas estações do Aquaviário em Vitória
Comentários