X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja como concorrer a 3.500 carteiras de motorista de graça no ES

Inscrições já estão abertas e vão até o final de setembro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja como concorrer a 3.500 carteiras de motorista de graça no ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou nesta terça-feira (10) mais uma edição do programa |  Foto: Hélio Filho/Secom

Estão abertas as inscrições para a segunda fase do programa CNH Social. Ao todo são 3.500 vagas disponíveis para quem deseja tirar sua carteira de motorista de graça no Estado. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (10) e os interessados já podem se inscrever no site do Detran.

As oportunidades são para obter a primeira habilitação, nas categorias A (moto) ou B (carro); para adição de categoria A ou B para aqueles que já são habilitados, ou para mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta). As inscrições já podem ser feitas e seguem abertas até 23h59 do dia 29 de setembro, por meio do site do Detran.

A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 14 de outubro, às 12h, também no site do Detran. Pessoas com Deficiência (PCD) têm 5% das vagas garantidas por meio de reserva específica para esse público. Também serão destinadas 13% das vagas para pessoas que já foram presas, a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus). As vagas reservadas, porém, retornam para a ampla concorrência caso não sejam preenchidas por este público.

“Desde que criamos o CNH Social, em meu primeiro governo, já entregamos mais de 57 mil carteiras de motorista e esse ano vamos passar das 60 mil entregues. Isso demonstra que este é um programa que gera oportunidades aos capixabas. A CNH não vai te dar um emprego, mas ajuda a abrir portas. Muitas pessoas estão migrando da carteira A ou B para a D, que é voltada para a área profissional. Nosso Estado tem sido referência em diversas áreas e na geração de empregos, bem acima da média nacional”, afirmou o governador Renato Casagrande durante o lançamento do programa. 

Inscrição

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Durante a inscrição, a categoria desejada para a habilitação deve ser escolhida, e a mesma não pode ser modificada posteriormente. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. 

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando os seguintes critérios: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.

Os candidatos selecionados realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente, tendo direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência do Detran; exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 Aulas teóricas e práticas na autoescola; 15 Aulas práticas na autoescola para adição de categoria “A ou B”; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Já em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.

Egressos do sistema prisional que desejam se inscrever deverão estar devidamente registrados junto à Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Escritório Social, devendo ainda atender aos requisitos previstos no edital. Ao todo, são 455 vagas destinadas a este público nesta segunda fase.

Lista de suplentes

Caso os candidatos selecionados sejam desclassificados, por não concluírem o processo de matrícula ou por abandonar a formação de condutores ainda nos primeiros dias de aulas, pessoas que ficaram na lista de suplentes poderão ser chamadas. Por isso, o governo alerta para a importância de que os contemplados fiquem atentos aos prazos de matrícula e das etapas do processo de Habilitação.

A lista de suplentes será divulgada no dia 16 de dezembro, a partir de 12h, também no site do Detran, para aqueles que se inscreverem nesta edição e não forem selecionados na primeira chamada.

Capacitação

Além da habilitação, as pessoas que tiveram sua última CNH emitida com o benefício CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e Atualização para condutores profissionais. O objetivo é capacitar e qualificar os condutores para aumentar oportunidades de trabalho.

São oferecidos os seguintes Cursos Especializados: Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência, Mototáxi ou Motofrete. Para se matricular é necessário ter tido sua última CNH emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.

SERVIÇO

Cronograma da 2ª fase do CNH Social 2024

Inscrições: Estão abertas até dia 29 de setembro, por meio do site do Detran

Seleção: São 3.500 vagas considerando os seguintes critérios de classificação: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.

Categoria: As oportunidades são para obter a primeira habilitação, nas categorias A (moto) ou B (carro); para adição de categoria A ou B para aqueles que já são habilitados, ou para mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Resultado: A lista com os selecionados será disponibilizada no site do Detran às 12h do dia 14 de outubro de 2024

Matrícula dos selecionados: De 12h de 14 de outubro até 28 de outubro de 2024

Lista de suplentes: Será divulgada às 12h do dia 16 de dezembro de 2024

Matrícula dos suplentes: De 12h de 16 de dezembro até 30 de dezembro de 2024.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: