X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vacina contra a dengue: chegada de novas doses vai ampliar grupo prioritário

Crianças de 10 e 11 anos serão vacinadas em 23 municípios do ES


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra a dengue: chegada de novas doses vai ampliar grupo prioritário
|  Foto: Divulgação

“Depois de quase 40 anos de epidemias sucessivas de dengue no Brasil, após a reintrodução do vírus, nós temos uma esperança. A vacina é uma vitória da ciência e é uma esperança de que possamos transformar o controle dessa doença, não mais focada no controle de vetor, mas transformá-la em uma doença que a gente pode prevenir pela vacinação.”

Com essas palavras, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, comemorou o início da imunização e falou ainda sobre a possibilidade em ampliar para outros grupos, até mesmo com a vacina do Butantan, destinada a quem tem entre 2 e 59 anos.

A Tribuna- Por que foi escolhido o público-alvo de 10 e 11 anos inicialmente?

Ethel Maciel- A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que essa vacina fosse administrada na população de 6 a 16 anos. Nosso SUS comprou 95% da produção desse ano e já encomendou para 2025. Com esses 6 milhões de doses dá para vacinar 3 milhões de pessoas, pois são duas doses.

Então, tivemos que eleger um grupo dentro daquele recomendado pela OMS. Analisando os dados do Brasil na série histórica dos últimos 10 anos, a maior gravidade dessa doença acontece no público de 10 a 14 anos, que foi selecionado. Estamos iniciando com o público de 10 e 11 anos e vamos subindo as faixas etárias à medida que novas doses forem entregues.

Há possibilidade de ampliar para outros grupos, por exemplo, com a vacina do Butantan?

Sim. Estamos bastante esperançosos com a publicação dos resultados da fase três da vacina do Butantan, porque ela vai permitir uma ampliação da vacinação no Brasil. É uma vacina muito boa, com uma dose só e 80% de eficácia.

O diretor do Butantan nos informou que até setembro enviaria para a Anvisa. Estamos esperando a aprovação para iniciar a análise e a incorporação ao Sistema Único de Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: