Grande Vitória começa a vacinar contra dengue nesta sexta. Veja como agendar
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 58.530 doses da vacina contra dengue, na tarde de quinta-feira (22)
Escute essa reportagem
A campanha de vacinação contra dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começa nesta sexta-feira (23), nas cidades da Grande Vitória. Os municípios abrem agendamento de doses, a partir do meio-dia, para a imunização de crianças de 10 e 11 anos contra a doença.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, na tarde de quinta-feira (22), 58.530 doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes são destinados a 23 municípios capixabas e que foram selecionados, conforme critérios estabelecidos pelo governo federal.
Leia mais notícias de Cidades aqui
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O Ministério da Saúde definiu para 2024 o público-alvo da vacina contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Inicialmente, vão ser imunizadas crianças de 10 e 11 anos. Logo após, a faixa etária vai ser elevada para avançar na vacinação.
Veja como vai ser a vacinação na Grande Vitória
Vitória
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) inicia neste sábado (24) vacinação contra a dengue para a população de 10 e 11 anos.
A vacinação será por meio de agendamento on-line, que será aberto ao meio-dia, às 12 horas, pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
No sábado, a vacinação será nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santo Antônio, Conquista, Maria Ortiz, Consolação e Maruípe e, entre 26 deste mês (segunda-feira) e 1º de março, em todas as unidades (por agendamento on-line).
O município recebeu 7.193 doses.
Vila Velha
O município inicia amanhã a imunização contra a dengue para público de 10 e 11 anos. As vagas vão ser disponibilizadas nesta sexta, às 15h, no site www.vilavelha.es.gov.br.
Amanhã, a vacinação mediante agendamento acontece no Shopping Praia da Costa, das 11h às 18h.
As vagas para agendamento serão abertas também para imunização na próxima semana, nas unidades de saúde de Coqueiral de Itaparica, Jaburuna, Ponta da Fruta, Ulisses Guimarães, Vale Encantado, Vila Garrido, Paul e Ibes.
O município recebeu 11.026 doses.
Cariacica
O município começa a vacinar crianças de 10 e 11 anos a partir do meio-dia, desta sexta-feira (23), por livre demanda, nas unidades básicas de saúde de Cariacica.
As unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 8h às 16 horas.
No final de semana, o imunizante será disponibilizado no posto do Shopping Moxuara, no bairro São Francisco, no horário de 10h as 17 horas.
Para ser atendido, o pai ou responsável deve levar a caderneta de vacinação da criança e apresentar um documento de identidade.
O município recebeu 9.792 doses de vacina.
Serra
A partir das 14 horas, desta sexta (23), serão abertas vagas para agendamento da vacinação para sábado.
O agendamento é feito no site https://gti.serra.es.gov.br/saude/.
No sábado (24) será possível levar as crianças para se vacinarem sem agendamento, das 9h às 16h, no Serra + Cidadã, em Balneário de Carapebus, e no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.
O município recebeu 14.880 doses.
Guarapari
No município, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a dengue será direcionada ao público infantil de 10 e 11 anos e terá início na próxima terça-feira, em todas as unidades de saúde, sem agendamento.
Viana
A vacinação contra a dengue no município começa na próxima quarta-feira (28) em 23 escolas de ensino fundamental da rede municipal em alunos de 10 a 11 anos, sem a necessidade de agendamento, tendo como requisito apenas a anuência dos pais e responsáveis para aplicação nas escolas.
O município recebeu 1.972 doses da vacina.
Em conjunto com a vacinação, o município intensificará as ações conjuntas para a guerra contra o Aedes Aegypti e suas implicações. As medidas foram definidas em reunião do Gabinete de Gestão de Combate à Dengue, realizada nesta sexta-feira (23), com a presença do prefeito Wanderson Bueno e os secretários de Saúde, Jaqueline Jubini, Educação, Angela Cavati, e Serviços Urbanos, Ledir Porto.
Entre as medidas, está a intensificação dos serviços de combate a arboviroses por meio do fumacê, a visita de agentes de endemias e saúde às casas e a limpeza da cidade.
Comentários