X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dengue: ES decreta situação de emergência por conta de aumento de casos

Medida foi anunciada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na manhã desta quarta-feira (21)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dengue: ES decreta situação de emergência por conta de aumento de casos
Aedes aegypti: número de casos de dengue aumentou e Estado decretou situação de emergência |  Foto: Canva

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou decreto de situação de emergência por conta do aumento do número de casos de dengue. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21), em reunião no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Casagrande explicou que, nas primeiras semanas do mês de janeiro deste ano, o Espírito Santo vinha apresentando uma situação melhor do que a registrada no mesmo período do ano passado. 

"Mas nós estamos, neste momento, observando uma situação mais grave do que em 2023. Nessa ultima semana, em especial, tivemos um maior número de confirmação de casos de dengue. O número é superior a 2023", afirmou o governador.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que o Espírito Santo tem 10.955 casos confirmados de dengue, até o momento neste ano. O coeficiente de incidência da doença está em 510,3, conforme os dados do Ministério da Saúde, o que coloca o Estado em sexto lugar no ranking nacional.

Até o momento, o Espírito Santo confirmou duas mortes pela doença em 2024. Além disso, há 11 mortes por suspeita de dengue em investigação, segundo Casagrande.

O governador destacou que os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, que são vizinhos do Espírito Santo, vivem situação delicada e já identificaram casos de dengue dos sorotipos 3 e 4. "Nós não temos aqui ainda identificadas esses tipos. Se chegar a dengue tipo 3 e 4, quem teve a dengue tipo 1 e 2, pode ser contaminado", alertou ele.

Com base nessa realidade nacional, regional dos estados vizinhos e no aumento das notificações dos casos de dengue nos últimos dias, o governador afirmou que foi tomada a decisão de decretar situação de emergência.

"Conversamos com a Defesa Civil, com a Sesa e vamos decretar hoje situação de emergência para facilitar nossa ação na aquisição de materiais, facilitar nossa ação no repasse de recursos, quando forem necessários, e dar também aos municípios a possibilidade, de forma mais flexível, de tomar as medidas. O decreto permite que tenha mais agilidade e também passar para a sociedade capixaba da gravidade que estamos vivendo para que todos sejam parceiros. 80% dos focos de dengue estão nas residência", afirmou Casagrande. 

O decreto foi assinado, nesta quarta-feira, e vai ser publicado na edição desta quinta-feira (22), do Diário Oficial do Estado (DIO-ES).

Repasse e ações

O governo federal repassou, através do Ministério da Saúde, R$ 1 milhão para os municípios com o objetivo de ajudar a desenvolver ações para combater a dengue. O governador Renato Casagrande informou que o Estado vai complementar esse recurso para que sejam montadas salas de hidratação nos municípios para atender pacientes com dengue ou suspeita da doença. 

Outra medida citada por Casagrande é a instalação de Sala de Situação, na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para acompanhar os casos de dengue, zika e chikungunya. 

Também foi montada, na terça-feira (20), o Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses para avançar nas medidas necessárias a serem tomadas nos municípios. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: