Última chance para fazer provão e conseguir diploma
Termina nesta sexta-feira inscrição para avaliação que garante certificação do ensino fundamental e médio. Exame acontece no dia 25 de agosto
Escute essa reportagem
Nesta sexta-feira (10) se encerra o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024, que será aplicado no dia 25 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A avaliação é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, sendo uma oportunidade de certificação. Para participar, a pessoa precisa ter no mínimo 15 anos para o exame de ensino fundamental, e no mínimo 18 para o de ensino médio.
De acordo com a doutora em Educação Cleonara Schwartz, a avaliação é importante para aqueles que não têm tempo de estudar em função do trabalho ou da condição de vida. “Possibilita que essas pessoas estudem por si só para depois prestarem o exame”.
Em relação à preparação, Cleonara afirmou que é fundamental o interessado reservar um espaço de seu dia para se dedicar aos estudos. “Os estudantes podem contar com a estrutura dos Centros de Educação de Jovens e Adultos e de materiais disponíveis na internet”.
A doutora em Educação Edna Tavares também deu dicas. “Buscar avaliações anteriores e refazer pode ser uma boa opção. Simulados também ajudam a direcionar os estudos. Acompanhar videoaulas específicas. Dedique mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldade”.
Ela ainda ressaltou que as questões da avaliação estão relacionadas à vivência, ao cotidiano e às experiências reais, por isso é importante estar atualizado.
O exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariane Berger, comentou que, como o mercado de trabalho exige a escolarização e o Encceja confere isso ao estudante que consegue a pontuação mínima, ele se torna favorável.
Por outro lado, ela ressaltou que, para quem tem possibilidade e tempo para estudar, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é muito importante.
“É bom o aluno ir para a escola. Ele desenvolve habilidades, adquire conhecimento, tem contato direto com professores e também convive com outras pessoas”.
Fique por dentro
Não é cobrada taxa de inscrição
- Encceja
É realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.
A inscrição deve ser feita até esta sexta-feira (10). A data final é voltada para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.
A inscrição é realizada pelo link: enccejanacional.inep.gov.br
Para participar, a pessoa precisa ter no mínimo 15 anos para o exame de ensino fundamental, e no mínimo 18 para o de ensino médio.
Não é cobrada taxa de inscrição, porém, o participante inscrito que não compareceu para a prova no Encceja de 2023, precisou justificar sua ausência (aconteceu até 15 de abril), para a realização da inscrição gratuitamente.
Se a pessoa não justificou a falta do ano passado ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição em 2024.
O edital completo está disponível no site www.gov.br/inep. Vá em: Áreas de Atuação > Avaliação e Exames Educacionais > Encceja.
- Exame
Aplicado dia 25 de agosto, será constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
Para o ensino fundamental os componentes curriculares são de Ciências; Matemática; Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física; e História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Para o ensino médio os componentes curriculares são de Química, Física e Biologia; Matemática; Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física; e História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
No site do Inep há materiais de estudo, com apostilas voltadas para as áreas de conhecimento e provas e gabaritos das versões anteriores.
Fonte: Inep.
Comentários