X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Última chance para fazer provão e conseguir diploma

Termina nesta sexta-feira inscrição para avaliação que garante certificação do ensino fundamental e médio. Exame acontece no dia 25 de agosto


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Última chance para fazer provão e conseguir diploma
Mariane Berger destaca que o Encceja possibilita que estudantes disputem vaga no mercado de trabalho |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Nesta sexta-feira (10) se encerra o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024, que será aplicado no dia 25 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A avaliação é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, sendo uma oportunidade de certificação. Para participar, a pessoa precisa ter no mínimo 15 anos para o exame de ensino fundamental, e no mínimo 18 para o de ensino médio.

De acordo com a doutora em Educação Cleonara Schwartz, a avaliação é importante para aqueles que não têm tempo de estudar em função do trabalho ou da condição de vida. “Possibilita que essas pessoas estudem por si só para depois prestarem o exame”.

Em relação à preparação, Cleonara afirmou que é fundamental o interessado reservar um espaço de seu dia para se dedicar aos estudos. “Os estudantes podem contar com a estrutura dos Centros de Educação de Jovens e Adultos e de materiais disponíveis na internet”.

A doutora em Educação Edna Tavares também deu dicas. “Buscar avaliações anteriores e refazer pode ser uma boa opção. Simulados também ajudam a direcionar os estudos. Acompanhar videoaulas específicas. Dedique mais tempo para as disciplinas que você tem mais dificuldade”.

Ela ainda ressaltou que as questões da avaliação estão relacionadas à vivência, ao cotidiano e às experiências reais, por isso é importante estar atualizado.

O exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariane Berger, comentou que, como o mercado de trabalho exige a escolarização e o Encceja confere isso ao estudante que consegue a pontuação mínima, ele se torna favorável.

Por outro lado, ela ressaltou que, para quem tem possibilidade e tempo para estudar, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é muito importante.

“É bom o aluno ir para a escola. Ele desenvolve habilidades, adquire conhecimento, tem contato direto com professores e também convive com outras pessoas”.

Fique por dentro

Não é cobrada taxa de inscrição

- Encceja

É realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação.

A inscrição deve ser feita até esta sexta-feira (10). A data final é voltada para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

A inscrição é realizada pelo link: enccejanacional.inep.gov.br

Para participar, a pessoa precisa ter no mínimo 15 anos para o exame de ensino fundamental, e no mínimo 18 para o de ensino médio.

Não é cobrada taxa de inscrição, porém, o participante inscrito que não compareceu para a prova no Encceja de 2023, precisou justificar sua ausência (aconteceu até 15 de abril), para a realização da inscrição gratuitamente.

Se a pessoa não justificou a falta do ano passado ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição em 2024.

O edital completo está disponível no site www.gov.br/inep. Vá em: Áreas de Atuação > Avaliação e Exames Educacionais > Encceja.

- Exame

Aplicado dia 25 de agosto, será constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Para o ensino fundamental os componentes curriculares são de Ciências; Matemática; Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física; e História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Para o ensino médio os componentes curriculares são de Química, Física e Biologia; Matemática; Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física; e História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

No site do Inep há materiais de estudo, com apostilas voltadas para as áreas de conhecimento e provas e gabaritos das versões anteriores.

Fonte: Inep.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: