Professores dizem quais os temas mais cotados para redação do Enem
Professores indicam ler assuntos relacionados a abusos cometidos nas redes sociais, bullying nas escolas e educação financeira
Escute essa reportagem
Mãos à obra, estudante! O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizado no final do ano, e, mesmo ainda estando no primeiro semestre, é fundamental se inteirar e já estudar os possíveis temas para a redação.
A fim de dar um direcionamento aos leitores candidatos à prova, A Tribuna conversou com especialistas e estes selecionaram temáticas relevantes, as quais ganham atenção tanto nas escolas quanto socialmente, e que podem ser as protagonistas da avaliação.
Professora de Português da Escola Americana de Vitória, Marli Siqueira mencionou o assunto “A importância da educação financeira para os brasileiros”.
“É algo bastante importante. Passou a fazer parte dos temas transversais, ou seja, aqueles que devem ser trabalhados durante todo o ensino básico e em todas as disciplinas. O brasileiro lida mal com o dinheiro, a história do cartão de crédito favorece o endividamento, o consumismo, a sede de comprar, e eles acabam se endividando”, comentou.
Segundo Lúcio Manga, professor de Redação do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, é importante estar atento sobre as redes sociais, pois é um assunto que pode ser trabalhado em relação ao uso abusivo, ao impacto na vida dos adolescentes, na formação escolar e no comportamento das pessoas.
Já Lorena Altoé, professora do curso Redação Vix, citou o assunto “Bullying e violência nas escolas”, explicando que pode ser abordado pela forma como o cenário social de intolerâncias é refletido no meio escolar e o despreparo das instituições para conter tais violências.
Com tantos temas possíveis, tem-se uma dúvida: é possível estudar tudo? A profissional comentou sobre como conciliar as informações.
“O tema da redação do Enem é um problema social, de ordem estrutural: então, o segredo é estudar os eixos temáticos de maneira ampla, adaptando aos recortes específicos que são cobrados em formato de temas. Além disso, criar uma estrutura padrão e repertórios coringas”, afirmou Lorena.
O professor Lúcio concluiu dando dicas de estudo para uma boa redação: ler artigos de opinião, praticar a escrita organizada e assistir a filmes, séries e noticiários.
“Quanto mais você amplia seu leque cultural informacional, mais ampla é a possibilidade de abordagem sobre os mais diversos temas. Isso é o que no final da história vai contar. Quem tem maior repertório”, reforçou o professor.
Alguns temas sugeridos
O impacto das redes sociais na vida das pessoas
Como o uso abusivo de redes sociais tem impactado na vida dos adolescentes, na formação escolar e no comportamento das pessoas.
Uso da tecnologia na educação
Quais são as vantagens, quais são os prejuízos e como o uso da tecnologia tem impactado o processo de aprendizado das crianças.
O problema da cobertura vacinal no Brasil
Abordar a dificuldade de se manter a cobertura vacinal em função do negacionismo e das fake news propagadas.
Uso de drogas e bebidas na juventude
Abordar sobre o aumento cada vez mais progressivo do uso de bebidas e de drogas ilícitas na juventude. A volta do adolescente fumante em função do cigarro eletrônico.
Processo de formação e profissões do século XIX
Valorização do conhecimento como uma chance de debate para a valorização do estudo e ensino.
Bullying e violência nas escolas
A forma como o cenário social de intolerâncias é refletido no meio escolar e o despreparo das instituições para conter tais violências.
Evasão escolar e educação digital
Como a desigualdade social e a desestrutura dos meios educacionais são empecilhos para uma educação ao alcance de todos.
Mobilidade Urbana
Um tema clássico e histórico que pode vir acompanhado com outros recortes estruturais da sociedade brasileira.
A importância da educação financeira para o brasileiros
O brasileiro lida mal com o dinheiro. Cartão de crédito favorece o endividamento, o consumismo, a sede de comprar, e eles acabam se endividando. Isso abala a saúde mental e as relações conjugais.
Os impactos da cultura do cancelamento entre os jovens brasileiros
Pessoas estão muito duras em suas posições e, muitas vezes, “cancelam”, fazendo com que o cancelado sofra com isso. É um tema próximo dos jovens.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários