X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Turistas aprovam a hospitalidade capixaba

Pesquisa aponta que 88% avaliaram como bom ou ótimo o serviço em pontos turísticos, durante o verão e o carnaval deste ano


Imagem ilustrativa da imagem Turistas aprovam a hospitalidade capixaba
Praia das Virtudes, em Guarapari: um dos 21 municípios com potencial turístico que fizeram parte da pesquisa |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

Uma pesquisa recente mostrou que nove em cada dez turistas avaliaram como bom ou ótimo o atendimento e a hospitalidade do capixaba em pontos turísticos do Espírito Santo durante o verão e o carnaval 2024.

A Pesquisa de Identificação do Perfil dos Turistas e Excursionistas foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com base na coleta de dados de mais de 4 mil turistas, entre janeiro e fevereiro deste ano.

Leia mais sobre Cidades

“Cerca de 88% dos turistas que vieram ao Estado nessas datas e foram entrevistados avaliaram como bom ou ótimo a condição de atendimento e a hospitalidade. O capixaba tem o costume de falar muito mal do atendimento daqui. Temos que fazer essa virada de chave, de começar a enxergar que na prática isso está mudando”, disse Philipe Lemos, secretário de Turismo do Espírito Santo.

Ainda de acordo com a pesquisa, 86% dos turistas entrevistados avaliaram a sensação de segurança como bom ou ótimo. “Ou seja, 86% disseram que se sentiram seguros nos destinos por onde eles passaram no Espírito Santo”.

Para realizar a pesquisa, os municípios escolhidos foram aqueles com potencial turístico. No período do carnaval, 21 municípios foram pesquisados. Já no verão foram 19 cidades. De acordo com o secretário, o Espírito Santo tem se tornado uma boa opção de destino para os turistas pelo custo-benefício.

“A predominância socioeconômica dos turistas que visitam o Estado é daqueles que recebem de dois a cinco salários-mínimos (de R$ 2.824 a R$ 7.060), que acabam optando por um local que seja mais acessível financeiramente, com boa infraestrutura, boa receptividade, organização e limpeza”.

A Setur, em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apresentou também o Boletim de Economia do Turismo do 4º trimestre de 2023. De acordo com a pesquisa, o Espírito Santo está em sétimo colocado no ranking da participação de turismo no total de ocupantes. É o que explica Pablo Lira, diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves.

“Ou seja, esse dado mostra que os empresários estão cada vez mais investindo e criando cargos e negócios voltados para o setor de turismo. Do total de pessoas empregadas aqui no Estado, 9,5% são pessoas que trabalham com atividades voltadas ao turismo, como funcionários de bares, restaurantes, transporte, pousadas, hotéis, entre outros”.

A pesquisa

Feita entre os dias 12 e 28 de janeiro e 10 e 13 de fevereiro de 2024.

Turistas entrevistados: 4.663.

Foram entrevistados turistas que tenham visitado os destinos alvos da pesquisa no período.

As cidades são: Anchieta; Itapemirim; Marataízes; Piúma; Aracruz; Conceição da Barra; Linhares; São Mateus; Alfredo Chaves; Domingos Martins; Marechal Floriano; Venda Nova do Imigrante; Divino de São Lourenço; Dores do Rio Preto; Guarapari; Serra; Vila Velha; Vitória; Ibiraçu; Santa Teresa, Santa Leopoldina.

Fonte: Secretaria de Turismo

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: