X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Trânsito: novos agentes para reforçar fiscalização

Ao todo, 52 novos agentes de trânsito já estão aptos a atuarem nas ruas de todo o Estado. Número total chega agora a 90


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Trânsito: novos agentes para reforçar fiscalização
Agente de trânsito do Detran faz teste do bafômetro durante operação realizada na Grande Vitória |  Foto: Iago Torezani/ Ascom Detran

Novos agentes de trânsito estarão nas ruas para aumentar a segurança viária e a fiscalização. O documento que formaliza a função dos novos agentes foi assinado pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Givaldo Vieira, durante cerimônia de lançamento da nova etapa do programa CNH Social.

Com a assinatura, 52 servidores efetivos do Detran-ES, que passaram por formação, foram designados para exercerem a função de agente de trânsito, fiscalização e educação em operações por todo o território capixaba. Com esses novos profissionais, o número soma 96 agentes designados.

“Estamos investindo em ferramentas para a segurança pública. Além dessa formação, contratamos mil novos policiais militares, e vamos contratar mais policiais civis e bombeiros. Também estamos testando a funcionalidade de uma nova ferramenta para reconhecimento facial e investindo em tecnologia”, destacou Renato Casagrande.

O objetivo da designação de novos agentes de trânsito é reforçar o combate às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa visa ainda à redução no número de acidentes e de mortes nas vias capixabas.

De janeiro a agosto deste ano, de acordo com dados do Detran-ES, 643 pessoas já perderam a vida no trânsito do Espírito Santo, um aumento de 17,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 547 vítimas fatais.

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destacou o fortalecimento da fiscalização, por parte do órgão, como estratégia para chamar a atenção da sociedade, de modo que as pessoas mudem o seu comportamento no trânsito.

“Estamos vendo muitos acidentes, que tiram vidas precocemente, por causa da imprudência. O primeiro ponto é educar por meio de campanhas de conscientização, como já fazemos, mostrando que álcool e direção não combinam, além de reforçar a necessidade de respeitar as leis de trânsito e a velocidade da via”.

Entenda

Novos agentes

Ao todo, 52 servidores efetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) passaram por uma formação e foram designados para exercerem a função de agente de trânsito, fiscalização e educação em operações por todo o território capixaba.

Gerência de Fiscalização

Os novos agentes estão ligados à Gerência de Fiscalização de Trânsito (Gefit), que é responsável, entre outras atividades, por executar a fiscalização de trânsito, autuando e aplicando as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os novos agentes foram formados e designados para a nova função com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização, educação e engenharia de trânsito.

A Gefit conta com uma área de operações de fiscalização para planejar, avaliar e executar as atividades de fiscalização; área de estatística de trânsito, para elaborar e manter atualizado os dados estatísticos relacionados ao trânsito e atualização do Observatório de Trânsito do Estado do Espírito Santo; e a coordenação de Monitoramento Eletrônico, para atuar com informações fornecidas pelo Cerco Inteligente.

Além da formação de agentes de trânsito do Detran-ES, a Gerência de Fiscalização de Trânsito realiza treinamento para que agentes de trânsito municipais possam atuar com o manuseio do aplicativo talonário eletrônico nas operações de fiscalização nas cidades que têm o trânsito municipalizado.

A ferramenta possibilita ao profissional ter acesso aos dados do veículo e da habilitação de quem o conduz, no momento da abordagem.

Fonte: Detran.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: