X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Livro de professora da Ufes nos EUA

A obra escrita por Luciene Pessotti será incorporada este mês à biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Livro de professora da Ufes nos EUA
Luciene Pessotti mostra o livro “Escritos do Patrimônio” |  Foto: Fábio Nunes/ AT

A professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Luciene Pessotti, de 56 anos, está em destaque internacional com seu mais recente trabalho acadêmico, o livro “Escritos do Patrimônio”.

A obra literária será incorporada à reserva técnica de estudos brasileiros da biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, este mês.

O livro, coautorado por Pedro Henrique Cabral Valadares, professor da Universidade Estadual de Pernambuco (Uepe), e por Nelson Pôrto Ribeiro, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explora temas essenciais sobre a preservação de bens culturais.

A obra oferece uma análise aprofundada dos valores históricos e estéticos dos patrimônios culturais e discute critérios e práticas ideais para conservação e restauração desses bens.

Segundo Luciene Pessotti, que também é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Espírito Santo (IAB/ES), a obra foi elaborada para contribuir com o debate sobre essa preservação.

A ideia é que seja uma lembrança de que não se pode alterar o sistema construtivo e as características específicas e particulares das edificações históricas, garantindo sempre a integridade e autenticidade do bem cultural imóvel.

“As intervenções em edificações históricas devem ser precedidas de exaustivos estudos e pesquisas, inclusive, a avaliação de potencial arqueológico e avaliação dos impactos em seu entorno. Há ainda a necessidade de uma avaliação do impacto ambiental pelo possível comprometimento das características visuais do entorno, assim evitando uma poluição visual”, explicou a autora.

Ainda de acordo com a professora, a publicação é resultado de uma parceria entre a Ufes e o IAB/ES.

Dentre os temas abordados, o livro destaca a importância do Forte de São Francisco Xavier da Barra, em Vila Velha, e apresenta o Manifesto do IAB/ES sobre a intervenção na fortificação, alertando para os riscos que podem comprometer a autenticidade do bem cultural.

Também é discutido o valor do Sítio Histórico da Prainha, enfatizando seu papel como patrimônio ambiental.

O livro reserva três capítulos para analisar a relevância dos bens culturais de Vila Velha, o núcleo urbano mais antigo do Espírito Santo.

Serviço

Obra: Livro “Escritos do Patrimônio”.

Onde comprar: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB.

Contato: (27) 3020-5939.

Valor: R$ 60.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: