Trabalhadores aceitam proposta e greve dos garis é suspensa no ES
Sindicatos dos trabalhadores e das empresas chegaram a um acordo, após mediação realizada na terça-feira (23)
Escute essa reportagem
Os garis aceitaram a proposta das empresas e decidiram suspender a greve nesta quarta-feira (24). O acordo entre os sindicatos dos trabalhadores e das empresas foi selado, após reunião que durou cerca de sete horas, na terça-feira (23).
A greve foi iniciada na segunda-feira (22) para reivindicar reajuste salarial e também melhores condições de trabalho para a categoria.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Em mediação realizada na terça, a proposta apresentada foi de reajuste salarial linear de 7%, além de reajuste do tíquete alimentação também em 7% e café da manhã de R$ 5.
Para os coletores, jardineiros, encarregados, supervisores e líderes de turma a proposta de reajuste salarial é de 9%.
Além disso, a proposta é de redução da carga horário dos garis de oito para seis horas diários e os municípios do interior terão a tabela salarial equiparada à de Aracruz.
Com o fim da mediação, os representantes dos trabalhadores percorreram as bases e conversaram com a categoria durante a noite de terça (23) e a manhã desta quarta (24). Diante da nova proposta, a greve foi suspensa e os trabalhos retomados.
A proposta ainda será colocada em avaliação durante assembleia geral da categoria, na próxima quarta-feira (31), na sede do Sindilimpe-ES.
“Em um dia de greve, a sociedade viu a quantidade de lixo que se acumulou e percebeu ainda mais a importância dos trabalhadores da Limpeza Urbana para as cidades. A partir dessa luta, foi negociada uma nova proposta para a categoria, apresentada pelo Ministério do Trabalho. O sindicato agradece o apoio da sociedade nessa luta e, por enquanto, a greve está suspensa”, informa a presidente do Sindilimpe-ES, Evani Reis, a Baiana.
Comentários