"Tive que me despedir do meu parceiro", diz viúva de piloto de parapente
An Decorte fala sobre a dor de perder o marido, o piloto belga Bram Declercq, que caiu de parapente durante campeonato em Castelo

O piloto belga Bram Declercq, de 45 anos, não resistiu aos ferimentos sofridos durante o 19º Campeonato Mundial de Parapente, realizado em Castelo, no Sul do Espírito Santo, um dos principais destinos de voo livre do Brasil.
Em mensagem emocionada, a esposa de Bram, An Decorte, se despediu do marido. “Tive que me despedir do meu parceiro de aventuras. É muito triste anunciar a perda do meu grande amor, meu refúgio, minha rocha e meu futuro”, escreveu.
Segundo An, Bram viajou ao Brasil no final de agosto para participar da competição. “No dia 30, ele embarcou para o Brasil e competiu em uma disputa excepcionalmente forte. Na última terça-feira, sofreu um acidente após o término da competição. Foi levado de helicóptero ao hospital, enquanto eu viajava para estar ao seu lado. Após uma semana intensa, ficou claro que seus ferimentos eram graves demais e ele não acordaria do coma”, relatou.
O acidente ocorreu no dia 9 de setembro, nas proximidades da BR-101, em Atílio Vivácqua, cidade próxima ao local do campeonato.
De acordo com o organizador Frank Brown, Bram participava de uma prova de 60 km quando enfrentou forte turbulência a cerca de 40 metros de altura, perdeu o controle do equipamento e caiu abruptamente.
O piloto sofreu múltiplas fraturas na coluna, pélvis, baço, base do crânio e costelas. Recebeu atendimento imediato no local por equipes de resgate e por um médico presente, antes de ser levado de helicóptero ao hospital de Atílio Vivácqua, onde permaneceu em coma por sete dias.
A morte ocorreu no dia 16 e só foi anunciada publicamente no último domingo pela organização do evento e pela esposa.
Em nota enviada à reportagem, a organização do campeonato prestou condolências à família e amigos de Bram. O comunicado destacou a atuação das equipes de staff, dos médicos e de outros pilotos que prestaram atendimento imediato e fizeram de tudo para estabilizar o belga até a chegada do helicóptero que o levou ao hospital.
O Campeonato Mundial de Parapente, realizado entre 30 de agosto e 12 deste mês, reuniu 130 atletas de 53 países na Rampa de Ubá, conhecida internacionalmente por suas condições de voo. A rampa possui 902 metros de altitude e 740 metros de desnível.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários