Jornal A Tribuna: companheiro de viagens para ficar bem informado
Taxistas declaram sua admiração pelo jornal e contam que gostam de ler e compartilhar A Tribuna com seus passageiros

Mesmo em tempos de tantas mudanças, o jornal A Tribuna continua a ser parceiro de quem busca informação verdadeira e uma companhia no dia a dia.
Com seus 87 anos completados nessa segunda-feira (22), o jornal é companhia diária de taxistas que, cruzando as cidades do Estado e entre uma viagem e outra, aproveitam para acompanhar o noticiário pelas páginas de A Tribuna.
Ailson Moreira, 72, por exemplo, é taxista há 25 anos e conta que, desde que começou o ofício, faz questão de sempre ter o exemplar diário de A Tribuna em seu carro.
“Compro perto do ponto onde trabalho, mas tenho o costume de adquirir o jornal desde a época que tinha comércio”.
Ailson, que é leitor assíduo – principalmente das páginas de esporte e política – conta que, além de se informar, também compartilha com os passageiros as notícias. “Muitos passageiros perguntam: 'posso ler o jornal', eu respondo que o jornal é para eles lerem mesmo”.
Quem também acompanha as notícias por meio das páginas de A Tribuna é Manoel Braga da Silva, 81. Ele é taxista há mais de 40 anos e afirma que “gosta de ler o jornal todos os dias”.
Com mais de 600 pontos de vendas espalhados pelo Espírito Santo atualmente, o jornal teve seu início em 1938, quando foi fundado por Wallace Tadeu e Heráclito Duque de Freitas. Na época, a sede funcionava na avenida Jerônimo Monteiro, na chamada Esplanada Capixaba, no centro de Vitória.
Em 1968, A Tribuna foi adquirida pelo Grupo João Santos. Três anos depois, passou a ocupar a sede atual, onde funciona a Rede Tribuna, na Ilha de Santa Maria.
Em 2022, o Grupo João Santos passou a ter uma nova gestão. Hoje, Nivaldo Brayner e Guilherme Rocha são os presidentes do grupo.

Novos projetos
Em 2023, foram criados novos projetos, como o A Tribuna nas Escolas e o Estúdio Tribuna Online, laboratório para produções multimídia. Também foi criado um novo aplicativo, modernizando a leitura do jornal no celular.
“Adoro ler o jornal. Leio tudo”, diz taxista
Com mais de 40 anos de profissão, José Carlos Oliveira, de 69 anos, conhecido como Seu Amaral, é taxista, lê diariamente A Tribuna e tem, em seu carro, mais de 30 exemplares guardados.
“Antes mesmo de ser taxista eu já lia o jornal. Adoro ler o jornal, principalmente o futebol capixaba, mas leio também sobre novelas, saúde, leio tudo”, conta.
Agora, a expectativa de José Carlos é ser premiado na promoção dos 87 anos, que vai sortear uma bike elétrica no dia 10 de outubro. “Já coloquei mais de 70 cupons na urna. Estou na torcida”.

“Credibilidade e pluralidade”
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) celebrou os 87 anos do jornal A Tribuna em nota divulgada por Marcelo Rech, presidente executivo da ANJ.
“Com sua credibilidade e pluralidade, um jornal é mais do que uma organização de divulgação de notícias: é um impulsionador do desenvolvimento das comunidades a que atende e um centro irradiador de suas manifestações culturais, políticas, econômicas e sociais”.
“Por isso, nos associamos nesta data para festejar a passagem de mais um ano neste veículo em defesa dos interesses de seus públicos e na sua fundamental missão de produzir informação de qualidade”, afirmou Marcelo.
OPINIÕES

Orgulho
“Orgulho é o jornal A Tribuna, em seus 87 anos, documentar e reconhecer diariamente pessoas que fazem a história do Espírito Santo. Ler suas páginas, impressas ou digitais, é um hábito de imersão que une jornalismo de credibilidade à memória afetiva dos capixabas”.
Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna

De olho no futuro
“O jornal A Tribuna é um patrimônio do Espírito Santo. Estamos muito felizes com os 87 anos, orgulhosos da belíssima trajetória do jornal, mas temos os olhos voltados também para o futuro, investindo em tecnologia e nos inserindo cada vez mais como parceiros dos segmentos que trabalham pelo desenvolvimento do Espírito Santo e pela melhoria da qualidade de vida da população”.
Luciano Rangel, diretor de jornalismo de A Tribuna e do portal Tribuna Online
Você sabia?
O jornal A Tribuna teve seu início em 1938, quando foi fundado por Wallace Tadeu e Heráclito Duque de Freitas. Na época, a sede funcionava na avenida Jerônimo Monteiro. Em 1968, foi adquirida pelo Grupo João Santos. Três anos depois, passou a ocupar a sede atual, na Ilha de Santa Maria.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários