Sete sinais para ficar atento em caso de dengue
Dor abdominal forte, vômitos persistentes, tonturas e taquicardia são alguns dos sintomas apontados pelos médicos
Escute essa reportagem
Com mais de 65 mil casos em três meses, o Espírito Santo vive hoje uma verdadeira epidemia de dengue. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que 19 pessoas morreram devido ao agravamento da doença.
A alta no número de casos, e consequentemente de mortes, traz um alerta para a população, que deve ficar atenta aos sintomas da doença.
Médicos procurados pela reportagem de A Tribuna listaram os sete principais sintomas do agravamento da doença. Segundo especialistas, são dor abdominal forte, vômitos persistentes, tonturas, sensação de desmaio, desmaio, taquicardia e confusão mental.
Já os sintomas mais comuns são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
“De forma geral, esses são os principais sintomas, que podem persistir até sete dias, quando ocorre o desaparecimento da febre. Nesse momento precisamos ter muita atenção, pois é quando ocorre o agravamento de alguns casos”, explica a infectologista Ana Carolina D'Ettorres.
A infectologista Martina Zanotti, do Vitória Apart Hospital, explica, porém, que o agravamento da doença pode acontecer até 48 horas após o início dos sintomas.
“O agravamento costuma ocorrer quando a febre acaba, 48 horas após os sintomas iniciais. Esse é o período crítico e as pessoas devem prestar bastante atenção em outros sintomas”, disse.
“Caso os sinais de alerta surjam, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente”, disse o médico Luis Henrique Borges, que atua como infectologista na Rede Meridional.“A vacina para prevenir a dengue será a maior arma contra a doença. Na verdade, uma salvação Martina Zanotti, Infectologista
Segundo a Sesa, circulam atualmente no Estado dois sorotipos do vírus, denominados 1 e 2. O Ministério da Saúde solicitou uma nova vacina para prevenir a doença. Aprovada pela Anvisa, ela aguarda agora por análises para começar a ser aplicada na população.
“Temos dois sorotipos da doença circulando. Isso pode explicar a alta nos casos Luis Henrique Borges, Infectologista
“Além do óbito, a dengue pode causar insuficiência do fígado e sangramentos importantes Ana Carolina D'Ettorres, Infectologista
dengue na gravidez
“As dores são muito intensas”
Grávida de seis meses, a jornalista Heloyse Faustino Honsi, de 35 anos, foi diagnosticada com dengue na semana passada, em Vitória, e ficou assustada com a dor causada pela doença.
“O primeiro dia foi de dor no corpo e febre. Dormi bem e acordei sentindo calafrios. Como era madrugada, tomei um paracetamol, que é liberado na gestação, mas a febre voltava a todo momento. No domingo começaram as coceiras e o corpo ficou todo pintado de vermelho, voltei ao hospital e foi indicado o antialérgico, que ajudou muito. Mas as dores são muito intensas que falta força para tudo. É pior do que a covid”, disse ela.
Leia mais
Pesquisadores identificam espécie de carcaça de animal encontrada em Vitória
Médicos explicam doença que atinge Paulo Zulu
Vitória usa até drone para combater Aedes aegypti
Devido à situação preocupante em relação à dengue, a Prefeitura de Vitória decidiu utilizar drones no município.
Segundo a prefeitura, eles estão sendo utilizados para mapear imóveis onde os agentes de combate às endemias encontram dificuldade de acesso e áreas mais complicadas.
“São obras que estão paradas, terrenos abandonados e aquelas casas onde os agentes não localizaram os donos”, explicou o biólogo André Capezzuto, do setor de referência técnica e controle de vetores da Secretaria de Saúde de Vitória.
Ele ressaltou ainda que o equipamento já vem sendo usado há algum tempo, quando os casos da doença começaram a aumentar no município.
“É uma ferramenta muito prática. Com alguns minutos você consegue fazer uma vistoria e identificar um possível local de foco do mosquito causador da doença”, observou.
Sobre a alta nos casos da doença, ele afirmou que está relacionada aos criadouros em residências. “Se todas as pessoas eliminassem os criadouros dos mosquitos nas resistências, não teríamos tantos casos”, enfatizou.
sinais de agravamento da doença
1- Vômitos persistentes
Quando a pessoa passa a vomitar várias vezes ao dia e nada para no estômago, é preciso procurar o médico.
2- Dor abdominal
Fique atento se começar a sentir dores muito fortes, principalmente do lado direito do abdome, que é onde fica o fígado.
3- Sangramentos
Eles podem aparecer na gengiva, na hora de escovar os dentes; pelo nariz, nas fezes ou na urina, e ainda na genital feminina fora do período menstrual.
4- Palpitações
Sentiu seu coração batendo forte, muito acelerado? É hora de buscar ajuda médica.
5- Sonolência
Quando a pessoa fica muito prostrada, não consegue se manter acordada, é um sinal que pode indicar piora no quadro da dengue.
6- Confusão mental
Se o paciente está desorientado, passa a falar coisas sem sentido, também é um sinal de que a doença pode ter se agravado.
7- Fazer pouco xixi
Pacientes com dengue devem ingerir muito líquido. Se mesmo assim a pessoa urinar poucas vezes, é melhor procurar o hospital.
os números
65 mil casos em 3 meses no Estado
48 horas após os sintomas iniciais o quadro pode ser agravado
19 pessoas morreram de dengue no Estado neste ano
Leia mais
Ovos recheados de criatividade!
Carreta tomba na BR-101 no ES, deixa trânsito quilométrico e motorista ferido
Comentários