X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Médicos explicam doença que atinge Paulo Zulu

Câncer de bexiga afeta principalmente homens e surge com mais frequência em pacientes acima de 50 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Médicos explicam  doença que atinge  Paulo Zulu
Paulo Zulu retirou um pequeno sistema canceroso na bexiga pela segunda vez recentemente |  Foto: Divulgação

Sangue na urina, ardência para fazer xixi e dor abdominal  estão entre os principais  sintomas do câncer de bexiga, doença que afeta principalmente o público  masculino e que surge com mais frequência em pacientes acima de 50 anos.

O ator e ex-modelo Paulo Zulu, de 59 anos, publicou um vídeo nas redes sociais nos últimos dias  revelando que está enfrentando a doença pela segunda vez em dois anos e aproveitou para alertar a população sobre a importância da prevenção.

A pedido de A Tribuna, especialistas em oncologia no Estado explicam como identificar o problema, os principais sintomas e as  opções de tratamento.

sinais

Oncologista do Hospital Evangélico, Virgínia Altoé Sessa afirmou que a doença dá sinais. “O sangue na urina é um deles, e outros sintomas são a ardência para urinar e a dor abdominal”. 

Ela também comentou sobre maneiras de prevenir a enfermidade. “É importante fazer atividade física, ter uma alimentação saudável e tentar evitar a exposição a produtos químicos que são tóxicos. E, é claro, não fumar. Temos que bater nessa tecla”.

“O cigarro é o principal fator de risco dessa doença, porque tem substâncias nocivas que induzem à formação do câncer”, afirmou Henrique Barbosa de Menezes, médico urologista da Unimed.

Em relação às formas de tratamento, Henrique disse que elas variam de acordo com o grau do câncer. “Existe câncer  que não invade e o que invade a musculatura da bexiga. Dependendo, a forma de tratamento é diferenciada. Quando invade é mais agressivo e, normalmente, tem que retirar a bexiga”.

“Quando não afeta a musculatura, o câncer de bexiga é menos invasivo. Com isso, é realizada uma cirurgia endoscópica que faz a raspagem do tumor sem precisar retirar o órgão”, explicou. 

Virgínia Sessa  mencionou que outro  fator de risco para essa enfermidade, além do tabagismo e a má alimentação, é o envelhecimento. “É uma  doença que aparece muito em pacientes  depois de 50, 60 anos. Mas é claro, isso não quer dizer que jovens não tenham”.


saiba mais

Estado vai ter 140 casos este ano

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga atinge as células que cobrem esse órgão.

É uma doença que surge com mais frequência em pacientes  acima de 50 anos. 

O principal sinal é a hematúria, que é o sangue na urina. 

Alguns sintomas da doença são  ardência para fazer xixi, dor abdominal, frequência urinária aumentada e  vontade de urinar urgente. 

Formas de prevenção: não fumar é a principal, fazer atividade física, ter uma alimentação saudável e tentar evitar a exposição a produtos químicos que são tóxicos.

Não existe  idade recomendada para começar a fazer  exames. O ideal é sempre se consultar  com o urologista para fazer ultrassom de abdômen. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de câncer de bexiga no Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 11.370, sendo 7.870 casos em homens e 3.500 em mulheres. 

Para o ano de 2023, a estimativa para o número de casos novos de câncer de bexiga no Espírito Santo é de 140.

Fonte: Profissionais consultados e Instituto Nacional do Câncer (Inca).

SAIBA MAIS

Trio fantasiado impede roubo de celular e registra boletim pintado de Avatar

Médico do ES quer rodar o mundo em veleiro com a família

Aposta de Vila Velha leva quase R$ 8 milhões na Quina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: