Médicos explicam doença que atinge Paulo Zulu
Câncer de bexiga afeta principalmente homens e surge com mais frequência em pacientes acima de 50 anos
Escute essa reportagem
Sangue na urina, ardência para fazer xixi e dor abdominal estão entre os principais sintomas do câncer de bexiga, doença que afeta principalmente o público masculino e que surge com mais frequência em pacientes acima de 50 anos.
O ator e ex-modelo Paulo Zulu, de 59 anos, publicou um vídeo nas redes sociais nos últimos dias revelando que está enfrentando a doença pela segunda vez em dois anos e aproveitou para alertar a população sobre a importância da prevenção.
A pedido de A Tribuna, especialistas em oncologia no Estado explicam como identificar o problema, os principais sintomas e as opções de tratamento.
sinais
Oncologista do Hospital Evangélico, Virgínia Altoé Sessa afirmou que a doença dá sinais. “O sangue na urina é um deles, e outros sintomas são a ardência para urinar e a dor abdominal”.
Ela também comentou sobre maneiras de prevenir a enfermidade. “É importante fazer atividade física, ter uma alimentação saudável e tentar evitar a exposição a produtos químicos que são tóxicos. E, é claro, não fumar. Temos que bater nessa tecla”.
“O cigarro é o principal fator de risco dessa doença, porque tem substâncias nocivas que induzem à formação do câncer”, afirmou Henrique Barbosa de Menezes, médico urologista da Unimed.
Em relação às formas de tratamento, Henrique disse que elas variam de acordo com o grau do câncer. “Existe câncer que não invade e o que invade a musculatura da bexiga. Dependendo, a forma de tratamento é diferenciada. Quando invade é mais agressivo e, normalmente, tem que retirar a bexiga”.
“Quando não afeta a musculatura, o câncer de bexiga é menos invasivo. Com isso, é realizada uma cirurgia endoscópica que faz a raspagem do tumor sem precisar retirar o órgão”, explicou.
Virgínia Sessa mencionou que outro fator de risco para essa enfermidade, além do tabagismo e a má alimentação, é o envelhecimento. “É uma doença que aparece muito em pacientes depois de 50, 60 anos. Mas é claro, isso não quer dizer que jovens não tenham”.
saiba mais
Estado vai ter 140 casos este ano
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga atinge as células que cobrem esse órgão.
É uma doença que surge com mais frequência em pacientes acima de 50 anos.
O principal sinal é a hematúria, que é o sangue na urina.
Alguns sintomas da doença são ardência para fazer xixi, dor abdominal, frequência urinária aumentada e vontade de urinar urgente.
Formas de prevenção: não fumar é a principal, fazer atividade física, ter uma alimentação saudável e tentar evitar a exposição a produtos químicos que são tóxicos.
Não existe idade recomendada para começar a fazer exames. O ideal é sempre se consultar com o urologista para fazer ultrassom de abdômen.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de câncer de bexiga no Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 11.370, sendo 7.870 casos em homens e 3.500 em mulheres.
Para o ano de 2023, a estimativa para o número de casos novos de câncer de bexiga no Espírito Santo é de 140.
Fonte: Profissionais consultados e Instituto Nacional do Câncer (Inca).
SAIBA MAIS
Trio fantasiado impede roubo de celular e registra boletim pintado de Avatar
Comentários